Maduro (à direita) é considerado o mais popular dos parceiros de Chávez

Ex-motorista de ônibus e amigo de longa data de Chávez, Nicolás Maduro foi apontado pelo presidente no último sábado (8) para assumir a Presidência interina e ser candidato às eleições caso ele fique incapacitado de governar após à quarta cirurgia a que se submeterá em Cuba.

— Elejam Maduro presidente da República, peço de coração.

Nicolas é ministro das Relações Exteriores de Chávez desde 2006 e, em outubro deste ano, passou a acumular também a função de vice-presidente. Socialista e sindicalista de longa data, Maduro fez parte da Assembleia Constituinte que redigiu a Constituição Bolivariana proposta por Chávez, em 1999.

Aos 50 anos, Maduro é considerado o mais popular dos parceiros de Chávez, graças a seus modos afáveis e laços estreitos com o presidente. Sua nomeação para chanceler foi muito criticada na época, pois ele não tem formação universitária.

Leia também:  EUA investe em vacina contra a zika com produção em folhas de tabaco

O ex-motorista de ônibus é citado por Chávez como exemplo de “gente do povo”. “Olha onde vai Nicolás: de motorista de ônibus a vice-presidente. E como ri da burguesia por isso”, ironizou Chávez em outubro.

Sua origem humilde agrada aos simpatizantes de Chávez na classe trabalhadora. Maduro também não liga para as críticas e chegou a dirigir o caminhão sobre o qual Chávez fazia campanha para as eleições presidenciais deste ano.

Os seis anos de Maduro como chanceler também lhe deram bons contatos na China, na Rússia e em outros países influentes. Ele tem um estilo calmo, mas acredita firmemente nas políticas esquerdistas de Chávez e critica ferozmente os EUA.

Leia também:  Ataque em centro de reabilitação no México deixa 8 pessoas feridas e dezenas mortas

Lealdade “até além desta vida”

“Chávez tem um povo, tem a nós e nos terá sempre nesta batalha de vitória em vitória com nossa lealdade”, disse Maduro, visivelmente emocionado, chegando a ficar sem voz em alguns momentos.

— Vamos superar com coragem, com amor, com oração esta circunstância que estamos vivendo.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.