Foto: Roberto Stuckert / PR

Se o veto for derrubado, o Planalto sofrerá forte derrota política e os Estados produtores, como Rio de Janeiro e Espírito Santo, perderão receita nos próximos anos.

“Eu já fiz todos os pleitos. O maior é vetar. Eu não tenho mais o que fazer. Não tem nenhum gesto mais forte do que o veto. Eu não vou impedir que ninguém vote de acordo com sua consciência”, afirmou.

“Nós vivemos numa democracia em que existem o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. O Poder Legislativo é autônomo, independente e tem todas as condições de decidir contra a minha decisão.”

Apesar do tom pessimista, a presidente voltou a defender o veto às mudanças que prejudicariam os Estados produtores em contratos de exploração de petróleo que já estão em vigor.

Leia também:  Mesmo com medida protetiva homem invade casa e estupra as duas filhas e a ex-mulher

“Eu acredito que minha decisão foi justa diante da legislação. A legislação diz claramente que não pode descumprir contratos.”

A presidente negou que a possível derrota do Planalto abra uma crise na relação do governo com o Congresso.

“Eu acho que vocês adoram muito a palavra crise. Em tudo vocês vêem crise. Não tem crise. O funcionamento da democracia é assim. Então nós temos que nos acostumar com ele”, disse aos jornalistas.

“Eu sou de uma época, eu era bem mais nova, em que tudo no Brasil virava crise. Mas um tipo de crise bem mais grave do que hoje. A gente ia para a cadeia”, disse.

“Nós somos um país democrático. Nada disso num país como o nosso pode resultar em crise. Isso é o funcionamento da democracia”, encerrou.

Leia também:  Mototaxista é preso e assume em áudio ter agredido companheira com facão

CARNE

Após se reunir com o primeiro-ministro russo Dmitri Medvedev, a presidente se mostrou otimista com a possibilidade de retirada das barreiras santitárias à exportação de carne brasileira para o país.

Ela disse, no entanto, que o governo russo ainda não informou sua decisão final sobre o assunto.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.