Agora MT Mundo Dissidente cego pede que novo líder chinês siga reformas de Mianmar
MUNDO

Dissidente cego pede que novo líder chinês siga reformas de Mianmar

Chen Guangcheng atualmente vive nos EUA. Ele acusa o governo chinês de perseguir seus familiares.

Fonte: DA REDAÇÃO COM G1
VIA

Imagem: CEGO Dissidente cego pede que novo líder chinês siga reformas de Mianmar
O ativista Chen Guangcheng em foto de maio de 2012 (Foto: /Keith Bedford / Reuters)

O ativista cego chinês Chen Guangcheng pediu ao dirigente comunista Xi Jinping, futuro presidente do país, que siga o modelo reformista adotado por Mianmar, sob pena de enfrentar uma transição política violenta.

Chen também acusou o governo chinês de violar a promessa de investigar uma suposta perseguição a seus familiares, segundo gravação divulgada no YouTube por apoiadores durante o fim de semana.

Em abril desse ano, Chen, advogado autodidata, protagonizou uma crise diplomática ao fugir da prisão domiciliar e se refugiar na embaixada dos EUA em Pequim. Ele acabou sendo autorizado a deixar a China e se radicar em Nova York.

Na mensagem, Chen lembrou que o presidente de Mianmar (ex-Birmânia), Thein Sein, libertou a famosa presa política Aung San Suu Kyi, ganhadora do Nobel da Paz, e disse que Xi deveria seguir esse exemplo, libertando os presos de consciência chineses.

“A mente aberta de Thein Sein lhe valeu o apoio do povo de Mianmar e o reconhecimento do mundo. Até Thein Sein consegue, mas Xi Jinping não consegue. Obviamente não é que Xi não consiga, mas simplesmente não irá (libertar os presos políticos).”

Na semana passada, um sobrinho do ativista, Chen Kegui, foi condenado a três meses de prisão por ameaçar com facas funcionários que entraram na casa dele na época em que seu tio fugiu da prisão domiciliar.

Chen disse que seu sobrinho e outros familiares estão sendo vítimas de uma vingança.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas