A Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso coordenará a Comissão Nacional de Planejamento Cultural para o Mundial de 2014, que é formada pelos estados que sediarão os jogos. A decisão foi tomada durante a 4ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, que aconteceu em Goiânia na última semana de novembro.

Representado pela secretária estadual de Cultura em exercício, Vannêssa Jacarandá, o estado agora poderá ampliar a discussão sobre as ações culturais que deverão ser fomentadas durante o período dos jogos no Brasil.

O nome de Jacarandá foi sugerido pelo Presidente do Fórum de Secretários e Dirigentes de Cultura, Hamilton Pereira da Silva, secretário de Cultura do Distrito Federal (DF). De acordo com Vannêssa “essa é a oportunidade de impulsionar o setor cultural no estado através de conversas na esfera Federal, estabelecendo oportunidades e valorizando o produto cultural local”.

Leia também:  Município de MT registra tremor de terra e deixa moradores preocupados

Outra novidade é relacionada ao próximo Fórum, que será realizado em 2013. Ficou decidido em plenária que a edição 2013 acontecerá em Cuiabá, reunindo dirigentes de todo o país e representantes do Ministério da Cultura. Vannêssa Jacarandá explicou que a participação neste Fórum foi bastante produtiva. Durante o Fórum, Vannêssa se reuniu com Márcia Rollemberg, secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural e discutiu a renovação de convênios dos Pontos de Cultura de Mato Grosso, repasses e a seleção de novas instituições em 2014.

Por fim a secretaria destacou a possibilidade da Caixa Econômica Federal implantar linhas de crédito para agentes culturais, o que fortalecerá empreendimentos culturais de forma mais independente aos Governos do Estado e Federal.

Leia também:  MP notifica Estado para fazer campanhas de incentivo a doação de córneas

O evento teve a presença das secretárias de Cidadania e Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg, e Economia Criativa, Cláudia Leitão, do Ministério da Cultura (MinC); do presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), José do Nascimento. A programação foi iniciada com a palestra do presidente do Fórum, Hamilton Pereira da Silva, secretário de Cultura do Distrito Federal (DF).

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.