A chanceler alemã, Angela Merkel, em entrevista de outubro de 2012 (Foto: AP)

A chanceler alemã Angela Merkel advertiu que o cenário econômico será “mais difícil” em 2013 do que foi em 2012, e pediu “coragem” na gravação do seu discurso de fim de ano.  “O panorama econômico não será mais fácil no próximo ano. Mas isso não deve nos desanimar, e sim nos estimular”, disse Merkel no pronunciamento que será veiculado na TV alemã na segunda-feira (31) à noite.

A líder da principal economia europeia citou a crise econômica no continente e pediu paciência, segundo o texto que foi divulgado à imprensa na noite deste domingo. “As reformas [na Europa] começam a dar frutos. Mas necessitamos de muita paciência. A crise ainda está longe de terminar”, diz a chanceler no texto.

Leia também:  Suspeito por vários crimes agride jornalista em entrevista ao vivo na Itália

A dirigente conservadora, que pretende ganhar um terceiro mandato de chanceler nas eleições legislativas de setembro de 2013, salientou que o desemprego na Alemanha está em seu nível mais baixo e que o número de postos de trabalho no nível mais alto desde a reunificação do país há 22 anos.

A Alemanha está em uma situação econômica melhor do que a maioria de seus vizinhos europeus, mesmo que esta situação tenha piorado ao longo de 2012. O país registrou um crescimento do PIB de 0,2% no terceiro trimestre, depois de 0,3% no segundo trimestre e 0,5% no primeiro.

Muitos economistas esperam uma contração do PIB no último trimestre. De acordo com o Bundesbank, o Banco Central da Alemanha, a maior economia da Europa enfrenta uma desaceleração, que poderia levar até a uma breve recessão. O banco prevê uma estagnação da economia alemã em 2013, com um crescimento do PIB de apenas 0,4%, após 0,7% este ano.

Leia também:  Estudos revelam que aspirina consegue reverter danos da cárie

A chanceler também pediu uma melhor supervisão dos mercados financeiros. “Muito mais esforços devem ser feitos, internacionalmente, para controlar melhor os mercados financeiros”, disse ela.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.