A primeira-dama e secretária de Trabalho e Assistência Social de Mato Grosso, Roseli Barbosa participou da solenidade de entrega dos troféus aos 10 municípios certificados com o Selo Unicef em Cuiabá. A solenidade aconteceu hoje (13) pela manhã, no auditório da Federação das Indústrias do Mato Grosso. A cerimônia contou com as presenças do representante do Unicef no Brasil, Gary Stahl, além de prefeitos e demais autoridades do Estado.

O Selo Unicef Município Aprovado é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas (Unicef) para a Infância para fortalecer políticas públicas municipais que garantam os direitos das crianças e adolescentes. Realizado em parceria com a Petrobras e a Rede Energia, o Selo Unicef busca contribuir para a superação das desigualdades e o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio nas regiões do Semiárido e da Amazônia Legal Brasileira.

Leia também:  Aposentados devem receber quarta (09); e governo alega atraso por falta de dinheiro em caixa

Iniciada em 1999, no Ceará, a experiência do Selo Unicef foi expandida para todo Semiárido Brasileiro em 2004, após a assinatura do ‘Pacto Nacional Um mundo para a criança e o adolescente do Semiárido’. Com duração de dois anos, as edições de 2006 e 2008, mobilizaram municípios de 11 estados da região: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Em 2009, a metodologia estendeu-se para quatro anos e chegou à Amazônia Legal Brasileira. Mais nove estados, signatários da Agenda Criança Amazônia, foram envolvidos na iniciativa: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Ao todo, 1.265 municípios do Semiárido Brasileiro e 534 municípios da Amazônia Legal Brasileira aderiram à nova edição da iniciativa, assumindo o compromisso de melhorar da maneira concreta a vida dos meninos, meninas e das suas famílias.

Leia também:  Em agosto, Barra do Garças realiza a 8ª Caravana da Transformação

No decorrer do trabalho, 581 municípios do Semiárido e 152 da Amazônia completaram todas as etapas cruciais da metodologia, demonstrando importantes melhorias que merecem ser aplaudidas e incentivadas. Desse grupo, 273 municípios do Semiárido e 119 da Amazônia foram certificados o Selo Unicef Município Aprovado Edição 2009-2012 por conquistarem os maiores avanços na garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

Os dez municípios mato-grossenses que receberam o certificado do Fundo das Nações Unidas para a Infância, são: Alta Floresta, Glória D’Oeste, Juína, Matupá, Mirassol d’Oeste, Nova Mutum, Paranaíta, Primavera do Leste, Sorriso e Tapurah.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.