Agora MT Mundo Número de mortos por tufão 'Bopha' passa de 200 nas Filipinas
MUNDO

Número de mortos por tufão ‘Bopha’ passa de 200 nas Filipinas

Pelo menos 120 mil pessoas precisaram deixar suas casas. Autoridades preveem que o número final de mortos será ainda maior.

Fonte: DA REDAÇÃO COM G1
VIA

Imagem: FILIPINAS Número de mortos por tufão 'Bopha' passa de 200 nas Filipinas
Filipinos choram a morte de parentes em Nova Bataan, no sul do país. (Foto: Karlos Manlupig / AP Photo)

As autoridades das Filipinas elevaram nesta quarta-feira (5) a mais de 200 o número de mortos em inundações e deslizamentos de terra causados pelo tufão “Bopha” no sul do país, onde há mais de 120 mil desabrigados.

Quase todas as vítimas fatais são das províncias de Vale de Compostela e Davao Oriental, no leste da ilha de Mindanao, por onde entrou o tufão na terça-feira (4).

O tufão Bopha, com ventos centrais de 120 km/h e rajadas de até 150 km/h, atingiu resorts de praia e áreas de mergulho no norte de Palawan nesta quarta, mas houve poucos danos, à medida que a tempestade começou a enfraquecer.

Pelo menos oito corpos foram localizados na província de Surigao do Sul, onde foi declarado estado de calamidade, e um homem de 31 anos morreu após ser atingido por uma árvore que caiu com os fortes ventos em Misamis Ocidental.

As autoridades preveem que o número final de mortos será ainda maior, uma vez que há dezenas de pessoas desaparecidas e as tarefas de busca prossegue em muitos lugares.

Os locais mais atingidos foram a as cidades agrícolas, litorâneas e mineradoras na região de Mindanao, no sul do país, onde o Bopha atingiu o continente na terça-feira, destruindo casas, causando deslizamentos de terra e inundações repentinas, matando pelo menos 230 pessoas.

Forças Armadas
As Forças Armadas se somaram às operações de resgate e assistência aos afetados, mas as condições do tempo e a situação do terreno dificultam seu trabalho.

“Bopha” ou “Pablo”, como é chamado nas Filipinas, perdeu força desde que entrou no país e agora se afasta com ventos sustentados de 120 km/h em direção ao Mar da China Meridional pela ilha de Palawan.

Pelo menos 120 mil pessoas precisaram deixar suas casas em Mindanao e na região de Visayas, pelo que estão alojadas nas casas de vizinhos ou em abrigos disponibilizados pelas autoridades.

Arthur Uy, governador de Compostela Valley, a província mais atingida, em Mindanao, disse que água e lama das montanhas invadiram edifícios escolares, quadras cobertas, prédios públicos e centros de saúde, onde os moradores haviam buscado abrigo. O número de mortos na província era de 150.

“As águas vieram tão de repente e inesperadamente, e os ventos eram tão ferozes, que agravaram a perda de vidas e os meios de subsistência”, disse Uy.

Danos à agricultura e infraestrutura na província de Compostela Valley podem chegar a pelo menos 4 bilhões de pesos (US$ 98 milhões), com o tufão destruindo de 70% a 80% das plantações, a maioria de banana para exportação, disse Uy.

Cerca de 20 tufões atingem as Filipinas anualmente, muitas vezes causando morte e destruição. O tufão Washi matou 1.500 pessoas em Mindanao, também em dezembro, no ano passado.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas