Agora MT Mundo Pela quarta vez, missão internacional vai ao Irã investigar programa nuclear
MUNDO

Pela quarta vez, missão internacional vai ao Irã investigar programa nuclear

Nas missões anteriores, os inspetores da Aiea disseram ter sido impedidos de visitar várias áreas, inclusive a usina nuclear em Parchin

Fonte: DA REDAÇÃO COM AB
VIA

Imagem: IRA Pela quarta vez, missão internacional vai ao Irã investigar programa nuclear
Foto: internet

Uma missão da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea), ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), está em Teerã, no Irã. É a quarta visita este ano para analisar o programa iraniano de energia nuclear. Para parte da comunidade internacional, o programa é suspeito de produzir armas atômicas. Mas as autoridades iranianas negam as irregularidades e dizem que o programa tem fins pacíficos.

Nas missões anteriores, os inspetores da Aiea disseram ter sido impedidos de visitar várias áreas, inclusive a usina nuclear em Parchin. O chefe da missão é Herman Nackaerts. Autoridades iranianas indicaram que permitirão o acesso a Parchin.

O governo do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, pediu à Aiea que adote uma postura “positiva e sensata” na reunião com as autoridades. O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano, Ramin Mehmanparast, disse que está otimista com a missão no Irã.

Mehmanparast acrescentou que espera que seja alcançado um “acordo geral” sobre as inspeções às instalações. Ele disse ainda que é necessário “respeitar o direito” de o Irã manter um programa nuclear com fins civis e pacíficos.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas