Curussé, Folia de reis, Folia do Divino, Catira Moda de Viola, fanfarras e muito mais. Com essa infinidade de estilos e ritmos o vale do Jauru, localizado no interior do estado de Mato Grosso mantém sua riqueza cultural e agora poderá mostrá-la para o resto do estado e do país através do Projeto Som do Vale do Jauru. O Projeto que iniciou em outubro de 2012, conta com uma equipe de pesquisa que está registrando essas atividades culturais e mapeando mestres para realização de oficinas voltadas para a propagação dessa cultura na região.

O Som do Vale do Jauru que está sendo realizado pelo Instituto Usina de Cuiabá, com apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Cultura e do Ponto de Cultura Música e Cidadania de Mirassol D´Oeste deve acontecer até o final de fevereiro de 2013. “É louvável a iniciativa dos Pontos de Cultura envolvidos, já que o objetivo principal desse projeto é fortalecer a identidade musical, promovendo o estímulo e difusão musical na microregião do Vale do Jauru”, explicou a Secretaria de Cultura em Exercício, Vannêssa Jacarandá.

Leia também:  Membros do Conselho Estadual de Cultura tomam posse nesta quarta-feira

A secretária estadual de Cultura em exercício, Vannêssa Jacarandá frisou ainda, que é necessário o mapeamento da produção cultural do estado e o fortalecimento dessas manifestações. “É preciso ter um pensamento estratégico para a difusão da arte, da cultura e da educação para as artes em Mato Grosso”, afirma.

A primeira etapa do projeto consistiu no levantamento das ações nos municípios do Vale do Jauru. A segunda, terá início a partir do dia 20 de janeiro, com a abertura das inscrições para oficinas de capacitação e fomento. São elas: Confecção de instrumentos tradicionais, composição musical e Palestra sobre regência de bandas. Serão 20 vagas para cada oficina, que é aberta ao público em geral. As oficinas serão realizadas com apoio do Ponto de Cultura Música e Cidadania, de Mirassol D´Oeste e será totalmente gratuita.

Leia também:  141 municípios de MT receberam R$ 559 milhões do Fethab
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.