Seguindo as metas estabelecidas pelo Governo do Estado, a Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio do Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Correa (CRIDAC), oferece atendimento humanizado nas áreas de reabilitação dentro do Sistema Único de Saúde.

Atualmente o CRIDAC conta com 135 Unidades descentralizadas em 131 municípios do Estado que corresponde a 93% de cobertura. O Governo do Estado de Mato Grosso, aderindo à agenda social do Governo Federal e em parceria com o Ministério da Saúde investe na substituição do modelo de atenção com base em ações assistenciais para ações de inclusão social, respeitando as diversidades sob a perspectiva dos Direitos Humanos.

Segundo a diretora do CRIDAC Lúcia Provenzano, o avanço na prestação dos serviços se deve a política adotada pela atual Gestão, que instituiu a excelência dos serviços que proporcionam as pessoas com deficiência a reinserção na sociedade.

Leia também:  Detran paralisa atividades por 24h em Mato Grosso nesta quinta-feira (17)

“Temos grande satisfação em atender os pacientes e perceber que nosso trabalho está sendo um diferencial na vida deles, uma vez que quando atendidos pelo Cridac, que é referencia em reabilitação na média e na alta complexidade, podem dar continuidade aos serviços de reabilitação, no local onde moram, visto que as unidades descentralizadas do Cridac estão equipadas e podem oferecer serviços de qualidade”, disse ela.

NÚMEROS – De janeiro a Novembro de 2012, a Rede Estadual de Reabilitação descentralizada atendeu 151.370 pacientes, o que gerou um total de 790.094 mil atendimentos. Na dispensação de equipamentos, foram entregues 1.581 cadeiras de rodas, 1.997 aparelhos de amplificação sonora (aparelhos auditivos) e 1.586 aparatos ortopédicos concedidos.

Leia também:  Obra de duplicação da Filinto Müller é vistoriada em Várzea Grande

Na atenção aos serviços ortopédicos o Cridac possui oficina ortopédica na sede central e duas descentralizadas e para tanto realizou o Curso de Formação Técnica Nível Médio em Órteses e Próteses, na formação de profissionais da Saúde para trabalharem nas Oficinas Ortopédicas do Estado.

O Cridac também oferece aos usuários do SUS, os serviços do Centro de Referência Estadual de Atendimento ao Deficiente Auditivo (Creada). O Centro tem por objetivo executar os serviços de concessão e adaptação de prótese auditiva, bem como a orientação e acompanhamento aos pacientes, tendo em vista a necessidade de atendimento integral, abrangendo a promoção, prevenção, assistência e reabilitação.

Criado em 1976 o Centro se tornou referência em atendimento de média e alta complexidade para pacientes com necessidades especiais, contando com serviços de excelência na área de fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Serviço Social, Enfermagem, Acupuntura, Psicopedagogia, Nutrição, Psicologia, Laboratório de Voz, Brinquedoteca, Arteterapia, Atendimento em Grupo e Atendimento de Atenção à Saúde da Mama.

Leia também:  MPE entra com ação para município criar abrigo e esterilizar animais de rua

O Setor de Especialidades médicas conta com serviços de Ortopedia, Fisiatria, Otorrinolaringologia, Neurologia, Neuropediatria, Urologia, Cardiologia, Pediatria, Clínica Geral e Anestesista.

O setor de média e alta complexidade oferece serviços de Prótese e òrtese Ortopédica, Prótese Mamária, Impedanciometria, Audiometria, Prótese Auditiva, Bera, Eletrocardiograma, Eletroneuromiografia, Adequação Postural em Cadeiras de Rodas (Tecnologia Assistiva).

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.