Foto: assessoria

O plantio da safra 2012/13 de soja em Mato Grosso foi encerrado. É o que indicou o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Pelo menos duas regiões já tinham terminado a semeadura na semana passada, já as outras cinco concluíram os trabalhos nesta última sexta-feira (30).

Ainda conforme o instituto, o intervalo em que o cultivo foi encerrado esteve 0,2 pontos percentuais a frente na comparação com a temporada passada, quando até o dia 1º de novembro de 2011 a semeadura havia atingido 99,8%.

Em nível regional, o nordeste foi a única parte do estado a apresentar um avanço percentual em relação a safra passada, de 1,7 ponto percentual. Na safra 2011/12, o plantio nesta região estava em 98,3%.

Leia também:  Oportunidade | Mais de 60 vagas de estágio abre em Sapezal

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que Mato Grosso deve fechar esta temporada com uma produção de até 24,2 milhões de toneladas, um aumento de 10,9% em relação a safra 2011/12, quando o estado alcançou um volume de 21,8 milhões de toneladas.

Quanto a área, a Conab prevê que o estado atinja nesta temporada 7,8 milhões de hectares. Um aumento de 12% se comparado com a temporada passada, quando a unidade federada alcançou 6,9 milhões de hectares.

Problemas
O alerta contra a ferrugem asiática continua com o brotamento das plantas. De acordo com a listagem do consórcio antiferrugem, já foram constatados oito focos da doença em todo país, sendo que cinco foram encontrados em Mato Grosso.

Leia também:  Policiais militares auxiliam nas negociações durante desocupação

Estes focos foram encontrados em Campo Novo do Parecis, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste, Alto Araguaia e Sapezal.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.