O Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT) encerrou os trabalhos de expansão do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT), o implantando oficialmente na Vara de Jaciara (agora 20 unidades de primeira instância operam o sistema). Participaram da solenidade o presidente do tribunal, desembargador Tarcísio Valente, os juízes do trabalho substitutos, Leopoldo Antunes e Bianca Doricci, além de autoridades locais, servidores e público em geral.

O presidente destacou os esforços desenvolvidos para alcançar o feito, e citou ainda a contribuição dada pelo órgão para o desenvolvimento do sistema em âmbito nacional. Além de enviar servidores para atuarem diretamente na criação do PJe-JT, o TRT/MT realizou inúmeras capacitações e treinamentos para servidores e magistrados de outros tribunais, sendo padrinho na implantação do sistema no TRT do Paraná. “O TRT de Mato Grosso está de parabéns”.

Leia também:  Horta da penitenciária de Sinop colhe primeira produção

O juiz Leopoldo Antunes, que responde pela Vara, tendo em vista que o magistrado titular da unidade, José Hortêncio, está atuando como juiz auxiliar da Presidência, parabenizou a administração do Tribunal pela condução do processo. “A implantação do PJe-JT é fruto do esforço árduo da administração do Tribunal, que tem buscado a celeridade e efetividade na prestação jurisdicional”, afirmou.

O magistrado destacou também o aspecto ambiental que reside por trás da instalação do novo modelo de tramitação, tendo em vista a não mais necessidade do uso de papel, o ganho de tempo na tramitação de processos e ainda os desafios que serão enfrentados pela Justiça Trabalhista. “Qualquer mudança tem uma dificuldade inicial e para superá-la é necessário a colaboração de todos”.

Leia também:  Cuiabá | Presépio teatral é inaugurado com peças gratuitas

Além da Vara do Trabalho de Várzea Grande e Jaciara, o TRT mato-grossense também integrou todas as unidades da Capital, Rondonópolis, Sinop, Colíder, Tangará da Serra e Primavera do Leste ao PJe-JT. A implantação do sistema neste último município, aliás, ocorreu nesta quinta-feira (13). O processo estava inicialmente previsto para ocorrer apenas em 2013, mas foi antecipado devido a existência de infraestrutura adequada.

O cronograma do TRT prevê que o PJe-JT esteja instalado em todas as 38 varas do trabalho no Estado já nos primeiros meses de 2013, alcançando, assim, 100% das unidades existentes. Além das varas, a ferramenta também já está em operação no Tribunal, desde maio deste ano.

Leia também:  Vídeos podem ser apenas uma parte de "Delação Monstruosa" de ex-governador

A Vara do Trabalho de Jaciara recebeu, de janeiro a agosto deste ano, um total de 553 novos processos trabalhistas (além desses, a Vara tem ainda outros 1.010 tramitando na fase de execução). Em 2011, a unidade recebeu 787 processos. A Vara foi criada pela Lei 10.770, de 21 de novembro de 2003, sendo instalada em 1 de agosto de 2005. Além do município de Jaciara, a unidade atende também aos municípios de Dom Aquino, Jucimeira, Nova Brasilândia, Planalto da Serra e São Pedro da Cipa.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.