Foto: UOL

Quanto menor o porte da empresa, maior o percentual de funcionários que utilizam o computador para o trabalho, apontou a pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Empresas (TIC Empresas), divulgada nesta quinta-feira (13) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 16,5% das empresas não usam computador, e 19,5% não têm internet, diz IBGE
Internet discada é utilizada por 4,7% das grandes empresas brasileiras Tecnologia é mais utilizada para guardar documentos, diz IBGE. Especialistas em TI ainda são parte pequena da força de trabalho no Brasil

Das companhias pesquisadas pelo IBGE, as micro e pequenas empresas (de 1 a 9 funcionários) foram as que apresentaram maior percentual de funcionários que utilizaram computador (57,2%) e internet (53%) em relação ao total de sua força de trabalho.

Leia também:  Parque Chapada dos Veadeiros é reaberto após ser atingindo pelo maior incêndio da história

A diferença das micro para as grande é sensível. As empresas com 500 ou mais funcionários, apresentaram percentuais de uso de computador (38,7%) e internet (30,1%) inferiores.

Embora soe paradoxal, técnicos do instituto explicam que quanto maior a empresa, mais segmentadas são as funções desempenhadas por seus funcionários.

Quando uma companhia é menor, é comum que um mesmo empregado desempenhe mais de um tipo de função, que pode demandar ou não o uso do computador.

“Em uma empresa grande, os funcionários têm tarefas muito bem definidas, ao passo que em uma empresa menor, é comum que o mesmo funcionário responsável por serviços mais básicos, atendimento ou limpeza, use o computador e responda a emails”, afirmou Aline Visconti, coordenadora da TIC Empresas 2010.

Leia também:  Madrasta de Isabella Nardoni sai da prisão para feriado do Dia das Crianças

É a primeira edição da pesquisa TIC Empresas. Foram entrevistadas 17.444 empresas públicas e privadas em todo território nacional ao longo de 2010. A mostra separou as companhias por quantidade de funcionários e áreas de atuação.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.