Agora MT Esportes Vinícius Araújo começa 2013 no profissional
ESPORTE

Vinícius Araújo começa 2013 no profissional

Atacante da base fez muitos gols pelo sub-20 do Cruzeiro em 2012

Fonte: DA REDAÇÃO COM G1
VIA

Imagem: VINICIUS Vinícius Araújo começa 2013 no profissional
Vinícius Araújo é a joia do Cruzeiro para 2013 (Foto: Marco Astoni / Globoesporte.com)

As boas atuações e os muitos gols marcados neste ano credenciaram o atacante Vinícius Araújo, de apenas 19 anos, a seguir os passos de nomes como Fred, Marcelo Moreno e Aristzábal e ser o novo ídolo da torcida do Cruzeiro. Pelo time Sub-20 da Raposa, ele foi artilheiro do Campeonato Mineiro, com 13 gols, da Copa do Brasil, com oito, e do Campeonato Brasileiro, com quatro. Pela Taça BH de Juniores, Vinícius fez sete gols e foi o vice-artilheiro. Em 2013, espera chances no time profissional com o técnico Marcelo Oliveira.

Natural de João Monlevade, cidade na região central de Minas Gerais, distante cerca de 110 quilômetros de Belo Horizonte, o jogador concilia velocidade, habilidade, valentia e potência no chute, em um estilo de jogo parecido com o do atacante Kleber, do Grêmio. A comparação foi feita pelo próprio Vinícius. O ídolo, porém, é o atacante Ronaldo, que também explodiu para o futebol no Cruzeiro.

A história do garoto é interessante. Convidado a estudar em uma escola da capital mineira, por causa do talento para jogar futsal, foi visto pelo Cruzeiro, na disputa de um torneio de campo, e convidado a jogar no clube, de onde nunca mais saiu.

– Jogava em João Monlevade e recebi o convite pra jogar futsal e estudar em um colégio de Belo Horizonte. Comecei a estudar, e teve um campeonato de campo que o Cruzeiro estava. Fomos para a semifinal, junto com o Cruzeiro. Tinha 13 anos. Ganhamos por 2 a 1, e eu fiz os dois gols. Recebi o convite para jogar lá. Cheguei ao Cruzeiro com 14 anos, no pré-infantil. Sempre fui artilheiro dos campeonatos que disputei, infantil, juvenil e júnior. Subi antes para o Sub-20, já estou com seis anos de clube.

Vinícius Araújo se destaca entre os companheiros. Não somente pelo talento, mas também pelo carisma. O jogador é inteligente e bem articulado. Fala bem e tem segurança ao expor as opiniões. Vinícius, seguindo orientação dos pais, quer continuar os estudos. Ele terminou o ensino médio e pretende cursar Educação Física.

– Minha mãe é educadora do estado, e quero fazer faculdade de Educação Física. Meu pai é dono de oficina mecânica. Quando cheguei a Belo Horizonte, morei em república. No começo, era difícil, tinha bolsa da escola, só que a moradia e a alimentação tinha que pagar e ficou apertado. Nem tinha cabeça para jogar bola.

Colhendo os frutos

O grande número de gols marcados valeu a Vinícius Araújo uma chance no time profissional. O atacante se apresenta ao técnico Marcelo Oliveira, na Toca da Raposa II, no dia 7 de janeiro. Celso Roth, ex-treinador do time profissional, chegou a elogiar Vinícius em algumas ocasiões, mas não deu chances ao garoto, o que certamente acontecerá em 2013. Vinícius mantém a calma ao falar sobre o futuro, mas não consegue esconder a ansiedade.

– Tem que ser tranquilo. Jogador de clube grande, como o Cruzeiro, tem que saber lidar com a pressão. Continuo meu trabalho. Me preparei o ano todo para grandes competições. Fico feliz com o reconhecimento. O que posso fazer é mostrar isso dentro de campo. Sei do que posso fazer e do que esperam de mim. Vou procurar fazer meu melhor trabalho.

Vinícius Araújo sabe que, para brilhar no profissional, tem que manter a média de muitos gols marcados nas categorias de base. Somente assim conquistará definitivamente o exigente torcedor do Cruzeiro, acostumado a artilheiros do calibre de Ronaldo, Fred e Marcelo Ramos.

– O atacante vive de gol. Costumo dizer que atacante que não faz gol morre de fome. É importante ajudar o time. Troco as artilharias por títulos. Fazer bom trabalho no júnior é importante. Estou feliz pelas conquistas individuais e também pelos títulos. Espero manter o nível no profissional.

Bom ano do Cruzeiro

O Cruzeiro coroou 2012 com o título do Campeonato Brasileiro Sub-20, disputado no Rio Grande do Sul. A campanha foi brilhante, com seis vitórias e um empate. Além disso, teve o melhor ataque, a melhor defesa, o artilheiro, Vinícius Araújo, com quatro gols, e o melhor jogador da competição, o volante Bruno. Foi a terceira conquista do Cruzeiro no Brasileiro Sub-20. As outras duas também foram invictas, em 2007 e 2010.

Outros títulos vieram em torneios disputados fora do Brasil. O Cruzeiro venceu, pela quarta vez, o Torneio de Teerborg, na Holanda, ao bater o Ajax, por 3 a 1, na decisão. A Copa Amsterdam, também na Holanda, foi conquistada pela terceira vez, após uma vitória sobre o Botafogo, na disputa de pênaltis. O terceiro troféu internacional veio no Los Barbados Youth International Tournament, disputado na Ilha de Barbados, no Caribe. O Cruzeiro venceu o Dexter, dos Estados Unidos, na final, por 2 a 1.

O restante da temporada não foi bom. Na primeira competição do ano, a Copa São Paulo, foi eliminado pelo Atlético-PR, na segunda fase. No Campeonato Mineiro, deu adeus diante do Villa Nova, nas quartas de final. O algoz na Taça BH foi o campeão Grêmio, nas semifinais. Para finalizar, na Copa do Brasil, a Raposa também saiu para o campeão, o Vitória, após duas derrotas, nas quartas de final.

O grande ponto positivo do time Sub-20 do Cruzeiro, porém, foi o número de jogadores promovidos ao time de cima. No dia 7 de janeiro de 2013, quando os profissionais se reapresentarão na Toca da Raposa II, cinco atletas dos juniores estarão entre eles. Os laterais Mayke e Vinícius Freitas, o zagueiro Wallace, o meia Alisson e o atacante Vinícius Araújo deverão ter chances com o técnico Marcelo Oliveira.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas