Agora MT Variedades Gastronomia Aprenda como harmonizar cervejas com petiscos de verão
GASTRONOMIA

Aprenda como harmonizar cervejas com petiscos de verão

Harmonizar cervejas com petiscos de verão deixa a hora do tira-gosto ainda mais saborosa

Fonte: TERRA
VIA

Imagem: cerveja Aprenda como harmonizar cervejas com petiscos de verão
Foto: Shutterstock

A cerveja, além de ser uma preferência nacional, é muito mais apreciada nas altas temperaturas do verão. E não é por menos, refrescante, leve e versátil, ela combina com quase tudo, especialmente com os variados petiscos da estação. É por isso que harmonizar cervejas com petiscos não é uma tarefa tão difícil. No verão, segundo Daniel Wolff, sommelier de cervejas, basta seguir a dica: quanto mais leve, melhor. “Nosso corpo quer algo refrescante e existem algumas cervejas perfeitas para isso”, conta. Mas isso não significa que o paladar tem que ficar restrito às cervejas do tipo Pielsen. Aliás, o brasileiro, como bom apreciador da bebida, já está arriscando mais.

Marcelo Cerqueira, sommelier de cervejas, acredita que consumidor brasileiro está cada vez mais encantado com cervejas de corpo mais acentuado, com coloração forte, como as do tipo Premium e Gold. Não à toa, a cada ano, um número maior dessas versões cai no gosto popular. “De forma crescente, novas marcas e estilos da bebida passam a fazer parte do cotidiano do consumidor, o que pode ser visto na grande variedade de novas marcas e tipos presentes nas gôndolas dos mercados”, exemplifica.
Se você é um bom apreciador de cerveja, fique atento a nossas dicas e veja como harmonizar seus diferentes tipos com petiscos que são a cara do verão.
Pilsen
Recomendadíssima no verão, ela é a mais consumida no País. Os melhores petiscos para acompanhá-las são carpaccio de salmão, ceviche e queijos úmidos como o minas e musarela de búfala. Além dos tradicionais petiscos como azeitonas e conservas. Alimentos fritos, como batatas e pastéis; e massas, como pizzas, ainda são os maiores parceiros das cervejas no verão.
Weiss (Weizen)
Essa cerveja tem trigo em sua composição, e está cada dia mais popular entre os brasileiros. Uma das vantagens deste estilo é a sua versatilidade, pois harmoniza com muitos pratos típicos brasileiros, e por ser, na maioria dos casos, de alta fermentação, quando esquenta no copo, fica ainda mais saborosa e aromática. Cervejas do tipo  Weiss vão bem com saladas, comida japonesa, como sushi e sashimi, e queijos como o brie.
Pale Ale
Mais conhecida como Bitters, essa cerveja não é tão amarga como o nome sugere, e existe em tonalidades e sabores variados. Alguns dos seus tipos são Amber Ale, American Pale, Blonde, English Bitter, Irish Red e Scotch Ale. Eles casam perfeitamente com espetinho de camarão, ostras gratinadas, lula à dorê e queijos semi-macios, como gouda.
Dica
Que tal um shake de cerveja para refrescar? Basta misturar sorvete de creme com uma cerveja do estilo Stout, receita irlandesa escura e cremosa, para ter uma opção diferente e bem gelada neste verão.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas