Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Foto: José Cruz/ Agência Brasil

O educador americano Salman Khan esteve no Brasil no último dia 16, para uma reunião com a presidente Dilma Rousseff, com o ministro da educação Aloizio Mercadante e com o presidente da Fundação Lemann, Jorge Paulo Lemann, onde trataram de assuntos ligados diretamente com a educação.

Após a reunião, a presidente e o ministro anunciaram a implantação de aplicativos com as aulas de khan, nos 600Mil tablets que chegarão aos professores da rede pública ainda em 2013.

A Fundação Lemann traduzirá primeiramente 400 vídeo-aulas que serão disponibilizados no portal dos professores na internet e na TV Escola, facilitando o acesso e assim possibilitando ao professor leva-los para sala de aula, tornando as aulas mais atraentes e proporcionando ao aluno um melhor aprendizado.

Leia também:  Criança de 3 anos morre com tiro na cabeça ao pegar arma em gaveta para brincar

Com mais de 200 milhões de visualizações no YouTube, os vídeos com as lições de Khan já são usados em mais de 20Mil salas em todo o mundo. Em 2012, mais de 1200 alunos do 5º ano do ensino fundamental da rede pública de São Paulo e de Santo André, tiveram acesso aos vídeos de matemática traduzidos pela Fundação Lemann, durante o período, houve diminuição das faltas e o aumento de participação nas aulas.

Mesmo com a implantação deste projeto, faz-se necessário mais investimento nesta área, pois, segundo a consultora de educação, Maria Helena Guimarães, não adianta ter um bom conteúdo se não tiver uma internet de qualidade nas escolas.

Leia também:  Parentes das 199 vítimas com o avião da TAM receberão indenizações de mais de R$ 30 milhões

“Pouco vai adiantar distribuir todo esse material se os alunos não tiverem como assistir aos vídeos e a escola não tiver uma boa conexão com a internet”, afirma.

Neste ano serão distribuídas mais 600 aulas dubladas, e em 2014, os professores receberão o software que permite acompanhar a resolução dos exercícios propostos nos vídeos em tempo real. De acordo com Khan, o objetivo principal é que os alunos aprendam em seu ritmo e possam interagir em sala de aula.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.