Foto: Getty Images
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Além da genética, principal fator de olheiras, estresse, noites mal dormidas, má alimentação e tensão pré-menstrual estão entre os fatores que acentuam o problema. Há vários tipos de tratamento para combatê-lo, como carboxiterapia, fototerapia, peeling, preenchimento e drenagem linfática. Nenhum, porém, faz milagres.

“Normalmente, os tratamentos visam atenuar o problema. Tratamentos, quaisquer que sejam, sempre serão necessários para a manutenção de resultados significativos de melhora do problema”, diz o dermatologista Fernando Passos de Freitas, ressaltando que, em todos os casos, só um especialista pode definir qual o tratamento ideal para cada pessoa.

Mas há dicas de receitinhas caseiras que você pode seguir e que também aliviam as indesejadas manchas ao redor dos olhos. Alimentação adequada e truques como colocar rodelas de pepinos sobre os olhos funcionam, sim, segundo Dr. Freitas. Confira dez dicas:

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1) Invista em alimentos ricos em vitaminas C e E, por conta de suas ações antioxidantes. Nesta lista entram frutas cítricas, espinafre, tomate, óleos vegetais e gérmen de trigo. Vitamina K (fígado de porco, couve-flor, alface e repolho, entre outros) e ômega 3 (salmão, atum e sardinha, por exemplo) também são excelentes alternativas.

2) Excesso de sal e de condimentos são os maiores vilões das olheiras.

3) Evite bebidas alcoólicas e café. O cigarro também acentua o problema.

4) O uso de medicamentos para dormir nem sempre é bem-vindo, ainda mais se associados a outros que porventura a pessoa já utilize. O excesso de medicamentos entra no time dos vilões.

5) Aposte em cremes à base de vitamina A, C, K e de ácido mandélico. Eles aumentam a tonalidade da pele e evitam problemas na vascularização.

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6) Aplique compressas com água gelada ao redor dos olhos pelo menos três vezes ao dia. Elas podem ser feitas com substâncias calmantes, como chá de camomila.

7) Coloque fatias de pepino frio sobre os olhos fechados por 15 minutos, duas vezes por semana.

8) Beba pelo menos dois litros de água por dia.

9) Use protetor solar com um fator mínimo 30 de proteção.

10) Durma pelo menos oito horas por dia.

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