Agora MT Mundo Colômbia culpa 'terroristas' por morte de refém do país na Argélia
MUNDO

Colômbia culpa ‘terroristas’ por morte de refém do país na Argélia

Presidente colombiano falou sobre ataque a campo de gás no domingo.

Fonte: Da redação com G1
VIA

Imagem transmitida pela emissora de TV Ennahar, da Argélia, neste sábado (19), mostra reféns se rendendo aos sequestradores do grupo rebelde islâmico no campo de gás (Foto: AFP/ Algeria's Ennahar TV)
Imagem transmitida pela emissora de TV Ennahar, da Argélia, neste sábado (19), mostra reféns se rendendo aos sequestradores do grupo rebelde islâmico no campo de gás (Foto: AFP/ Algeria’s Ennahar TV)

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, chamou no domingo (20) de terroristas os integrantes do grupo islâmico que atacou um campo de exploração de gás na Argélia e lançou sobre grupo toda a responsabilidade pelas dezenas de mortes deixadas no ataque, incluindo a de um trabalhador colombiano.

“Quero ser muito claro. Os responsáveis para o governo colombiano por estas mortes, onde um colombiano também foi morto, são os terroristas. A eles, e apenas a eles, cabe a responsabilidade pelo que ocorreu”, expressou Santos em uma mensagem à imprensa.

Santos confirmou, assim, o falecimento do colombiano Carlos Estrada no ataque. Na véspera, o presidente havia informado que entre as vítimas provavelmente se encontrava Estrada e que, para confirmar seu falecimento, só faltava encontrar o corpo.

Militantes islâmicos invadiram na quarta-feira (16) um campo de extração de gás no sudeste da Argélia, mantendo centenas de argelinos e estrangeiros como reféns. Eles exigiam a retirada das tropas da França que apoiam o Exército da República do Mali contra grupos insurgentes locais. No sábado, o Exército da Argélia invadiram o local, encerrando o sequestro. Pelo menos 55 pessoas morreram.

O balanço de vítimas do sequestro, de 23 reféns e 32 terroristas mortos, pode ser revisado para cima, disse neste domingo o ministro argelino de Comunicações, Mohamed Said.

Seis filipinos morreram durante o sequestro, indicou nesta segunda-feira (21) o governo do país. “A morte de seis filipinos é uma consequência direta do sequestro. Alguns morreram por disparos ou pelos ferimentos provocados pelas explosões”, indicou à imprensa Raúl Hernández, porta-voz do ministério das Relações Exteriores.

Quatro pessoas seguem desaparecidas e outras 16 que estavam no campo de gás estão sãs e salvas, explicou o porta-voz.
Imagem transmitida pela emissora de TV Ennahar, da Argélia, neste sábado (19), mostra reféns se rendendo aos sequestradores do grupo rebelde islâmico no campo de gás (Foto: AFP/ Algeria’s Ennahar TV)Imagem transmitida pela emissora de TV Ennahar, da Argélia, neste sábado (19), mostra reféns se rendendo aos sequestradores do grupo rebelde islâmico no campo de gás (Foto: AFP/ Algeria’s Ennahar TV)

“Desgraçadamente, temo que o balanço será revisado para cima”, disse Said à rádio pública Chaîne 3.

“As forças especiais continuam no campo de gás de Tiguenturin à procura de eventuais novas vítimas, porque o balanço fornecido até o momento pelo ministério do Interior é provisório”, disse o ministro argelino. “‘O balanço definitivo será divulgado nas próximas horas.”

A TV privada argelina Ennahar afirmou que 25 corpos de reféns foram encontrados no local e que as operações para “limpar” a área de explosivos devem durar 48 horas.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas