Agora MT Esportes Com nove brasileiros, Rally Dakar faz sua quinta edição na América...
ESPORTE

Com nove brasileiros, Rally Dakar faz sua quinta edição na América do Sul

Competição reúne carros, motos, quadriciclos e caminhões por duas semanas em um percurso de mais de 8.500 km entre Peru, Argentina e Chile

Fonte: DA REDAÇÃO COM G1
VIA

Imagem: RALLY Com nove brasileiros, Rally Dakar faz sua quinta edição na América do Sul
Pilotos vão encarar desertos e trilhas desafiadoras na América do Sul no Dakar 2013 (Foto:Divulgação)

Maior e mais tradicional competição off-road do planeta, o Rally Dakar chega em 2013 à 35ª edição de sua história. Na prática, a 34ª, sendo a quinta na América do Sul. Originalmente disputada na África, a prova que dura mais de duas semanas deixou o continente em 2008, quando conflitos armados na região ameaçaram a integridade física dos participantes e forçaram o cancelamento do evento naquele ano. Percorrendo desde 2009 as trilhas da Argentina e do Chile, o Dakar integrou o Peru ao seu percurso em 2012. E será justamente neste país, na capital Lima, que 744 competidores em 452 máquinas darão a largada neste sábado para mais de 8.500 km de disputa, entre deslocamentos e trechos cronometrados.

O Brasil tem nove inscritos no Dakar 2013. Um número respeitável para uma competição mundial, mas baixo em relação às edições anteriores, e que lembra os tempos em que os pilotos e navegadores tinham que arcar com os custos de uma competição em outro continente. Pela primeira vez em 25 anos, a prova não contará com André Azevedo, que se aposentou aos 53 anos de idade. Desta forma, o brasileiro mais experiente na prova será seu irmão Jean Azevedo, que competirá com uma moto KTM. Jean já soma 14 participações no Dakar, sobre duas e quatro rodas.

Com muitos favoritos na categoria Carros, os brasileiros terão uma tarefa árdua na disputa por boas colocações. Três deles entram na competição com os chamados UTVs, veículos menores e que se assemelham a “gaiolas”: Reinaldo Varela, que correrá sozinho, e a dupla estreante formada por Bruno Sperancini e Thiago Vargas. Marcos Baumgart e Kleber Cincea formam outra dupla estreante, em um Mitsubishi. Também com Mitsubishi, Guilherme Spinelli e Youssef Haddad aparecem com as maiores chances entre seus compatriotas. O experiente Lourival Roldan completa a lista de brasileiros como navegador de um time equatoriano em um Toyota. O país não terá representantes nos caminhões e nos quadriciclos.

Número de inscritos: 183 competidores

Favorito: Com a ausência do tricampeão da competição, Marc Coma (que sofreu um acidente durante um rali em Marrocos), o atual campeão do Dakar, Cyril Despres, ficou com o caminho livre para conquistar o penta. Um dos candidatos a ameaçar o francês de 29 anos é o português Hélder Rodrigues, terceiro nas duas últimas edições. Caso alcance o quinto título, Despres igualará o compatriota e xará Cyril Neveu e ficará atrás apenas de Peterhansel, que detém seis taças na categoria.

Brasileiros: Um dos principais nomes do Brasil na história da competição, Jean Azevedo chegará à sua 15ª participação no maior rali do mundo, a 12ª pelas motos (outras três foram nos carros). Com a aposentadoria do irmão André, o piloto de 38 anos será o brasileiro em atividade com maior número de participações no Dakar. Jean estreou em 1996 e tem como melhor colocação sétimos lugares conquistados em três edições. Após guiar carros em três das quatro últimas edições, ele volta às motos mirando mais um top 10.

Desfalques:
Marc Coma (ESP) – Tri do Rally Dakar, tri do Mundial Cross-Country e campeão dos Sertões em 2010, Marc Coma está fora desta edição da prova. O espanhol machucou o ombro durante um rali em Marrocos e não conseguiu se recuperar da lesão a tempo.

Felipe Zanol (BRA) – Campeão do Rally dos Sertões em 2012, o mineiro Felipe Zanol sofreu um grave acidente no deserto de Mojave (EUA) durante treinos para o Dakar. O motociclista de 31 anos e chegou a ficar dez dias em coma em um hospital na Califórina. A boa notícia chegou no dia 14 de dezembro, quando Zanol acordou e reconheceu a esposa e amigos.

Curiosidade: Patrocinado por uma produtora de filmes eróticos, o francês Hugo Payen disputará a competição com imagem da atriz pornô Claire Castel estampada em sua moto. O número não poderia ser mais sugestivo: 69.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas