Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Que atire a primeira pedra a mulher que nunca fez uma forcinha para entrar em uma calça justa para realçar a silhueta ou se sentir mais magra. Pois esse hábito pode ser mais perigoso do que você imagina – usar roupas apertadas pode comprometer a sua saúde e causar diversos problemas circulatórios.

O angiologista Ary Elwing explica que o uso de lingeries ou roupas apertadas podem impedir a circulação do sangue venoso:

“Roupas justas em jeans ou demais tecidos, e até mesmo cintas compressoras costumam dificultar o retorno do sangue, gerando compreensão na região abdominal e ao longo das pernas”.

O resultado de apostar em peças justas pode ter consequências inesperadas como surgimento e piora da celulite, má circulação sanguínea e até dificuldade em respirar.

“Prender a respiração para vestir uma roupa impede a passagem do ar e isso faz com que a respiração só chegue até a parte alta do tórax. Por esse motivo, as trocas de gases não acontecem da maneira correta e seu corpo passa a acumular gás carbônico, que é tóxico e acelera a oxidação das células, provocando o envelhecimento e a má oxigenação do cérebro”.

Além disso, inúmeros problemas de saúde íntima podem ser desencadeados pelas roupas apertadas, como corrimentos e candidíase nas mulheres e dores nos testículos e diminuição na produção de espermatozóides nos homens.

Confira abaixo uma lista com os cinco maiores males causados pelo exagero nas roupas justinhas:

1- Circulação em risco

O jeans dificulta o retorno do sangue venoso:

“Essa compressão nos membros inferiores e na região abdominal prejudica a circulação e, consequentemente, causa sérios problemas à saúde” – explica Elwing.

2 – Varizes

O uso constante de calças apertadas, que prejudicam a circulação – aliadas à progesterona, hormônio feminino que provoca a dilatação das veias, pode ser responsável pelo surgimento de varizes. Se você sofre deste mal, opte sempre por calças confortáveis.

3 – Dores nas costas

Por essa ninguém esperava: usar peças muito justas pode causar dores nas costas. O angiologista explica:

“Os músculos sentem-se sobrecarregados e as vértebras passam a exigir um esforço maior para realizar qualquer atividade. As camisas apertadas que impedem o movimento dos braços também pode proporcionar uma sensação de peso, ardência e até formigamento”.

4 – Celulite

Além de retardarem o tratamento contra a celulite, as roupas justas favorecem o aparecimento dos furinhos.

“Isso porque elas prejudicam a circulação sanguínea e agravam a formação dos nódulos de gordura”, conta o angiologista.

5 – Problemas digestivos

Até a digestão é afetada pelo uso de calças apertadas:

“Calças e cintos muito apertados pressionam o estômago, fazendo com que os ácidos responsáveis pela digestão voltem para o esôfago, causando azia e refluxo”.

Dessa forma, quando for às compras, tenha em mente as possíveis consequências de sua escolha. Aposte em peças confortáveis e versões stretch, que possuem elastano em sua composição, conferindo conforto e flexibilidade aos movimentos

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.