Nesta terça-feira (29) a Expedição Safra Gazeta do Povo visitará as lavouras de Rondonópolis e depois na quarta segue para Itiquira e Primavera do Leste na quarta-feira (30). A Expedição faz parte de um levantamento técnico-jornalístico de produção de grãos e que está há sete anos na estrada para conferir os rendimentos e reprojetar o potencial de colheita de soja e milho do país.

A equipe formada por técnicos e jornalistas vai visitar produtores e representantes da cadeia produtiva na região. Segundo uma das jornalistas que acompanha a Expedição, Karina Kanashiro, será feito um levantamento por amostragem de algumas propriedades da região e depois eles seguem para a cidade vizinha.

Nos últimos dois dias, a equipe passou por municípios do Médio-Norte, principal região produtora no estado, conferindo os rendimentos da temporada, além da movimentação e infraestrutura da BR-163, principal via de escoamento da produção mato-grossense. A Expedição termina em Mato Grosso na quinta-feira (31) com a realização do Rally Ceagro/Expedição Safra no município de Canarana. O evento é um dia de campo itinerante, no qual um comboio formado por produtores, técnicos e outros representantes da cadeia produtiva percorrem mais de 100 quilômetros, entre Canarana e Querência, para conferir o que há de mais moderno nas lavouras.

Leia também:  Procon fiscaliza Postos de Combustíveis em Rondonópolis

Até o momento foram rodados mais de 25 mil quilômetros entre os estados produtores do Brasil. Nesta fase foram incluídos roteiros inéditos, como Rondônia e o Pará, dois estados importantes para o escoamento da produção brasileira.

 

EXPEDIÇÃO

Na estrada desde o ciclo 2006/07, a Expedição Safra Gazeta do Povo realiza um levantamento técnico-jornalístico da produção de grãos da América do Sul à América do Norte. A sondagem periódica ocorre em 14 estados brasileiros, mais as regiões produtoras dos Estados Unidos, Paraguai e Argentina. Para ampliar a discussão de mercado, nas últimas duas safras os técnicos e jornalistas ampliaram o trabalho de campo com incursões à Europa (Alemanha, Holanda, Bélgica e França) e China. E nesta temporada desembarca na Índia.

Leia também:  Ações na fronteira do Brasil com a Bolívia visam proteger rebanho mato-grossense

Desenvolvida pela Gazeta do Povo, do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom), na edição 2012/13 a Expedição conta com apoio técnico da Federação da Agricultura do Paraná (Faep), Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Toyota e apoio institucional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com patrocínio do grupo Ceagro/LosGrobo, Governo do Paraná, New Holland, Caixa, UPL/DVA, Intacta RR2 PRO e Seara.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.