O presidente venezuelano, Hugo Chávez, evolui positivamente de seu pós-operatório, mas terá que enfrentar “a batalha mais complexa e mais profunda” contra o câncer que o afeta, admitiu nesta quinta-feira (24) o chanceler Elías Jaua.

Jaua fez essas declarações por telefone durante uma entrevista coletiva à imprensa concedida pelo ministro da Comunicação Ernesto Villegas, que disse que a evolução do estado de saúde do mandatário “é positiva, em um contexto difícil e complexo”.

“Podemos dizer que o presidente está em pleno processo de recuperação. Mas vem a batalha mais complexa e mais profunda contra a doença”, disse Jaua, que voltou de Cuba após uma visita a Chávez.

A declaração foi dada após o jornal “El País” publicar uma foto falsa de Chávez entubado, o que provocou diversas reações. A distribuição do jornal foi paralisada após a farsa ser descoberta.

Leia também:  Criança de 9 anos impressiona ao criar um detector de terremotos no Peru

O chanceler Jaua disse que esteve com o presidente na tarde desta quinta, ao lado do vice-presidente Nicolás Maduro, pelo ministro do Petróleo Rafael Ramírez, pelo governador e irmão de Chávez, Adán, e pela procuradora da nação, Cilia Flores.”Abordamos juntos temas econômicos e políticos, as próximas eleições para prefeito”, disse Jaua, ao destacar que esteve com o presidente “várias vezes esta semana”.

“Nos encheu de muita satisfação a evolução satisfatória que vem registrando. No entanto, não queremos semear expectativas em torno de uma data de retorno” à Venezuela, destacou Villegas.

Chávez, de 58 anos, foi submetido no dia 11 de dezembro em Havana a sua quarta cirurgia de um câncer em um ano e meio. No início de janeiro, sofreu uma insuficiência respiratória causada por uma infecção, de acordo com o governo.

Leia também:  Vice-presidente da Espanha assumiu a maior função da presidência

Desde a sua operação, o presidente não tem aparecido em público.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.