Foguete japonês é lançado com dois satélites de alta tecnologia. Objetos de até 40 cm na Terra poderão ser observados do espaço (Foto: JIJI PRESS / AFP)
Foguete japonês é lançado com dois satélites de alta tecnologia. Objetos de até 40 cm na Terra poderão ser observados do espaço (Foto: JIJI PRESS / AFP)

O Japão lançou com sucesso neste domingo (27) um foguete H-2A com dois satélites de vigilância, um óptico e outro com radar, a partir de sua base de Tanegashima, no sudoeste do país, informou a agência japonesa “Kyodo”.

O lançamento aconteceu como tinham programado a Agência Aeroespacial japonesa (JAXA) e o fabricante aeroespacial Mitsubishi Heavy Industries, que participa deste tipo de operações desde que estas foram privatizadas em 2007.

O satélite com radar é capaz de detectar objetos em terra inclusive durante a noite ou através de uma camada de nuvens, enquanto que o óptico é projetado para mostrar uma maior resolução e é supostamente capaz de distinguir objetos de até 40 centímetros em terra, segundo ‘Kyodo’.

Leia também:  Presidente do Peru nega ter recebido pagamentos ilegais e diz que não vai renunciar

O H-2A é o principal modelo de foguete de lançamento do Japão, construído em sua totalidade com tecnologia nacional, e já fez 20 lançamentos desde sua estreia em 2001.

O Japão começou a pôr em órbita satélites-espiões em 2003, cinco anos depois que a Coreia do Norte realizou seus primeiros lançamentos de mísseis.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.