Agora MT Esportes Jogos dos Povos Indígenas 2013 será em Cuiabá
ENCONTRO

Jogos dos Povos Indígenas 2013 será em Cuiabá

Jogos dos Povos Indígenas acontecerá em agosto

Fonte: Da Redação com 24 Horas News
VIA
jogos_indigenas
O Espaço no Jardim Botânico, localizada na região da comunidade do Sucuri, em Cuiabá, ficou definido como sede da realização dos Jogos dos Povos Indígenas, que acontecerá em agosto, em Cuiabá. A proposta foi discutida, ontem, em reunião entre membros das secretarias do governo do Estado e integrantes do Comitê Intertribal Indígena.
Os membros do Comitê Intertribal – Memória e Ciência Indígena, que organiza a celebração, relataram todas as diretrizes que envolvem o caderno de encargos e os procedimentos detalhados das ações que envolvem os preparativos que antecedem o evento e ainda discutiu sobre as competências de cada equipe que vão fazer compor a comissão de trabalho.
Para o coordenador de Cultura e Esporte Tradicional Indígena, Carlos Terena, a estrutura escolhida é muito adequada e define como a parte primordial da realização de um grande evento no Estado. “Mato Grosso é um celeiro de diversidades culturais indígenas que tem que ser aproveitado, aqui é propicio para os Jogos, pois pouca gente conhece essa diversidade e esse evento vai mostrar a essência da cultura indígena”, ressaltou Terena, lembrando que o objetivo é a integração das diferentes tribos, assim como o resgate e a celebração dessas culturas tradicionais”, completou.
Terena explicou que a ideia é realizar a competição envolvendo cerca de 40 etnias indígenas presentes em todo o Brasil, com jogos que fazem parte do cotidiano das aldeias. Com a iniciativa, o desenvolvimento e a preservação das atividades esportivas praticadas pelos povos indígenas na região seriam favorecidos. “Essa tradição não tem sentido de coisa passada e sim na busca da memória, que é transmitida e atualizada de geração a geração, respeitando-se assim esses valores, adquirindo o dom da partilha em comemorar uns com os outros, vivendo a gratuidade do festejar”, finalizou.
Os Jogos dos Povos Indígenas serão organizados pelo Comitê Intertribal Indígena e Ministério dos Esportes com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Seel) em parceria com demais Secretarias do Estado, Prefeitura Municipal de Cuiabá e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas