Cerca de R$ 5,6 milhões foram liberados para 227 produtores rurais de Santo Antônio do Leverger por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) –  Mais Alimentos. O recurso foi usado para compra de bovinos de leite e corte, tratores, ordenhadeiras mecânicas, colheitadeiras, sementes, adubos e outros. O projeto foi desenvolvido pelos técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e o recurso foi adquirido ano passado.

O produtor rural, José Ferreira da Silva, proprietário da chácara das Flores, financiou R$ 42 mil para compra de 10 vacas leiteiras da raça Gersey e reforma do curral. Com um plantel de 30 vacas, produz 200 litros de leite por dia. O filho dele, Mafaldo Ferreira da Silva, é responsável pela produção de leite e tem a intenção de ampliar a produção de leite para 400 litros/dia, com um plantel de 40 cabeças de bovino.

Leia também:  Venda de veículos sobe mais de 20% em setembro

Hoje com a ajuda da família, são fabricados 15 peças de queijo frescal por dia, 13 quilos de doce de leite e comercializa 400 litros de leite por semana para o laticínios da cidade. A ordenha na propriedade é feita duas vezes ao dia, às 4h da manhã e às 15h. “Para 2014, pretendemos financiar a reforma dos pastos e cercas”, esclarece Mafaldo.

Para garantir alimentação dos bovinos no período da seca, os produtores plantaram um hectare de capim Canará no sistema irrigado, o que permite produzir o ano todo. Considerada uma das mais importantes forrageiras tropicais, devido ao seu elevado potencial de produção de biomassa, fácil adaptação aos diversos ecossistemas, o Canará tem boa aceitação pelos animais. A muda do capim foi multiplicada pela Empaer e repassada para os produtores.

Leia também:  Abre nesta segunda consulta ao 5° lote de restituição do IR deste ano

O engenheiro agrônomo da Empaer, Henrique Teodoro de Melo, explica que o recurso do Pronaf financia linhas de crédito para custeio e investimentos. Ele comenta que no ano passado os produtores adquiriram 609 bovinos de leite, 222 bovinos para cria/ corte, três tratores e equipamentos, seis ordenhadeiras mecânicas, duas colheitadeiras, quatro veículos utilitários, barcos e motores para 98 pescadores profissionais, kits de irrigação, infra-estrutura para construção de curral, cercas, capineiras e outros.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.