Agora MT Esportes Motociclistas de Uberlândia viajam cerca de 10 mil km para Rali Dakar
ESPORTE

Motociclistas de Uberlândia viajam cerca de 10 mil km para Rali Dakar

Trajeto de 24 dias passa por cidades da Argentina até chegar em Santiago, capital do Chile. Evento reúne mais de 400 pilotos do mundo

Fonte: DA REDAÇÃO COM G1
VIA

Imagem: MOTO Motociclistas de Uberlândia viajam cerca de 10 mil km para Rali Dakar
Eduardo Cardoso viaja de moto há quase duas décadas e confessa que Argentina é o melhor destino devido às paisagens, comida e recepção (Foto: Eduardo Cardoso/Arquivo Pessoal)

Viajar 10.000 quilômetros (km) pela América do Sul não é empecilho algum para um grupo de motociclistas de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, que busca aventuras e boas histórias para contar das estradas percorridas. No próximo mês, quatro pilotos da cidade irão para a Argentina e o Chile participar de parte do Rali Dakar 2013.

O evento reúne cerca de 400 pilotos de todo o mundo e será realizado pela quinta vez consecutiva no país. A prova contempla as categorias automóveis, motos e caminhões e ocorre anualmente, sempre na primeira semana de cada ano. A primeira edição ocorreu em 1979, quando o trajeto iniciava-se em Paris e terminava em Dakar, capital do Senegal. Mas a partir de 2009 ele foi transferido para a América do Sul, com passagem pelo Chile, Argentina e o Peru.

De acordo com o piloto e organizador da excursão, Eduardo Cardoso, a viagem está marcada para o dia 6 de janeiro com percurso que durará 24 dias (ida e volta) até chegar à cidade natal novamente. O piloto viaja de motocicleta há 18 anos e confessou que este trajeto é um dos mais especiais e aguardados do ano.

–  Desde 1994, quando a importação de motocicletas foi regularizada em todo o mundo, nós começamos a viajar de moto. Para a América do Sul já têm uns 10 anos que a gente faz, sempre passando pela Argentina. Apesar dos problemas, é um país fantástico e com paisagens maravilhosas. A gente chega às cidades do interior e já somos muito bem recepcionados, nos sentimos importantes – disse.

Acostumado com o percurso, o grupo irá cruzar com o rali ainda na Argentina e depois seguirá com a caravana para Santiago. Para Eduardo, a competição é apenas mais um objetivo para os amantes a duas rodas visitarem o local.

– Sempre arrumamos um pretexto para viajar e como o Rali Dakar passou para a América do Sul, damos um jeito de programar essa nossa viagem para a mesma época. Curtimos muito a Argentina e o Chile, principalmente pelo povo receptivo, pelas comidas e vinhos. Viajar pelo Brasil a gente viaja a vida inteira, mas a sensação de você estar em um local com cultura e tradições diferentes é muito melhor – comentou Eduardo.

Trajeto e planejamento

A distância que deverá ser percorrida pelo grupo de mineiros a princípio é de exatos 9.100 km, mas essa quilometragem pode variar até mais de 10.000 km em virtude das cidades visitadas ao longo do percurso. O organizador planejou todo o cronograma com meses de antecedência, incluindo hospedagens e paradas para descanso. Segundo  Eduardo, o cansaço fica imperceptível perto da adrenalina da viagem.

– O bom de viajar de moto é que você mesmo faz o seu tempo e não tem aquelas obrigações com horários como viajar de avião, por exemplo. Mas é claro que é preciso ter o ‘espírito da motocicleta’ para realizar a viagem, tendo em mente que se precisar dormir debaixo de uma ponte não terá diferença ao dormir em um hotel cinco estrelas, mas com planejamento tudo dá certo – falou Cardoso.

A viagem começará a partir do dia 6 de janeiro com a distância mais longa. Serão 1.520 km até chegar à cidade de Posadas, capital da província argentina de Misiones. Para acompanhar a caravana do Rali Dakar, os mineiros também passarão por destinos como Tucuman, Salta, La Rioja, Viña del Mar, entre outras.

O retorno da excursão está programado para o dia 29 de janeiro.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas