Agora MT Mundo Netanyahu descarta desmantelar colônias se vencer eleições em Israel
MUNDO

Netanyahu descarta desmantelar colônias se vencer eleições em Israel

Atual premiê tentará se reeleger na próxima terça (22)

Fonte: Da redação com G1
VIA

Netanyahu fala com potenciais eleitores nesta quinta-feira (17) (Foto: AFP)
Netanyahu fala com potenciais eleitores nesta quinta-feira (17) (Foto: AFP)

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, indicou em uma declaração publicada nesta sexta-feira (18) que não evacuará nenhuma das colônias na Cisjordânia durante seu mandato se voltar a vencer as eleições legislativas da próxima terça-feira (22).

Em resposta a uma pergunta do jornal Maariv sobre se podia prometer, em caso de vitória, que nos próximos quatro anos nenhuma colônia será desmantelada, Netanyahu respondeu: “Sim, os dias nos quais os buldôzeres retiravam os judeus formam parte do passado, e não do futuro”.

“Não retiramos nenhuma implantação, as reforçamos”, acrescentou Netanyahu, lembrando que seu governo criou a primeira universidade israelense na Cisjordânia ocupada, na colônia de Ariel.

“Ninguém tem que me dar lições sobre o amor a Eretz Israel (a Terra de Israel) ou sobre o compromisso com o sionismo ou os assentamentos”, disse Netanyahu.

O primeiro-ministro respondia ao partido nacionalista religioso Lar Judeu, dirigido por Naftali Bennett, que pede a colonização acelerada da Cisjordânia e que, segundo as pesquisas, pode tirar votos do Likud Beitenu, a aliança de direita dirigida por Netanyahu.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas