O enviado japonês Fukushiro Nukaga e a presidente eleita da Coreia do Sul Park Geun-Hye durante encontro nesta sexta-feira (4) em Seul (Foto: AFP)

A presidente eleita sul-coreana Park Geun-Hye se reuniu nesta sexta-feira (4) com o enviado do novo primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, num momento em que Seul e Tóquio buscam um novo começo para uma relação marcada por amargas disputas históricas.

‘Num momento em que novos governos tomam posse em ambos os países, espero que façam esforços em vários campos para construir confiança… e amizade’, disse Park em seu encontro com o ex-ministro das Finanças do Japão, Fukushiro Nukaga.

Nukaga levou uma carta de Abe na qual o novo líder japonês se referia à Coreia do Sul como ‘o vizinho mais importante’ do Japão e prometia seu empenho para melhorar os laços entre as duas nações.

Leia também:  Ataque em centro de reabilitação no México deixa 8 pessoas feridas e dezenas mortas

‘Agora que Japão e Coreia do Sul têm novos governos, eu gostaria de desempenhar o papel de mediador para que este ano possa ser um bom ano’, disse Nukaga em Tóquio antes de voar para Seul.

‘O primeiro-ministro Abe acredita que as relações Japão-Coreia do Sul precisam ser sólidas para a estabilidade do leste da Ásia’, ressaltou.

Além de se encontrar com Park, Nukaga se reuniu em Seul com o chanceler sul-coreano, Kim Sung-Hwan.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.