Foto: AGORA MT
Foto: AGORA MT

Começa a vencer a primeira parcela do imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com placa de final 1, nesta sexta-feira (11). A data também marca o prazo final para o pagamento da cota única para quitar o imposto com o desconto para os proprietários com veículos com placa de final 1.

Em janeiro, as datas do calendário de pagamentos vão até o dia 24. Para os proprietários de veículos novos, o prazo para o pagamento à vista é até o 5º dia útil posterior à data de emissão da nota fiscal.

Os pagamentos do imposto podem ser feitos nas agências bancárias usando o número do Registro Nacional de Veículo Automotor (Renavam), nos terminais de autoatendimento, pela internet, casas lotéricas ou agências do Banco Postal também utilizando o código Renavam ou com guias de recolhimento (GARE-IPVA), que podem ser emitidas pelo site da Secretaria da Fazenda.

Leia também:  Preço da gasolina e do diesel deve aumentar nas refinarias do País nesta terça

O desconto de 3% será para quem optar pelo pagamento à vista no mês de janeiro. As outras opções são o parcelamento em três vezes (janeiro, fevereiro e março) e o pagamento total em fevereiro, mas sem o desconto. O não pagamento gera uma multa de 0,33% por dia de atraso e juros com base na taxa Selic. Caso o pagamento não seja realizado em até 60 dias, a multa é fixada em 20% do valor do IPVA do veículo.

A secretária de Rondonópolis, Carolina Oliveira Rezende, pela primeira vez fez o pagamento do imposto à vista e com antecipação. De acordo com ela, mesmo com o pequeno desconto vale a pena quitar o débito. “Paguei no início dessa semana em apenas uma parcela, optei pelo descontou e fiquei sem dívidas. Tendo o dinheiro em mãos o melhor é acertar tudo”, fala.

Leia também:  MT registra aumento de 1,34% no número de consumidores inadimplentes em setembro

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.