Pais em frente a escola aguardando atendimento – Foto: Rodolfo Roca / Você Repórter

Cerca de 50 famílias estão de plantão desde a madrugada de segunda-feira (07) para garantir vagas para seus filhos na escola Estadual Renilda, localizada no bairro Coophalis em Rondonópolis.

Para matrículas de novos alunos, assim como solicitações de documentação para transferência, entre unidades na rede estadual, o período estabelecido é entre os dias 16 a 23 de janeiro de 2013. A Portaria 304/2012 publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de outubro regulamenta e esclarece todo o processo pertinente ao calendário escolar, porém algumas escolas da rede estadual de ensino não obedeceram à portaria e estão antecipando a inscrição de novos alunos.

Alguns pais se organizaram e até dormiram nas dependências da escola para garantir as poucas vagas disponíveis para o ensino fundamental e médio. Os pais que não conseguiram chegar a tempo, tiveram seu nome incluso em uma lista de espera, aguardando uma possível desistência de alunos já matriculados.

Leia também:  UFMT abre inscrições do 1º vestibular para estudantes quilombolas

Segundo depoimento de alguns pais que estavam no local, à cena se repete quase todo ano e sempre causa confusão pela falta de organização do processo de matrícula de novos alunos. Além disso, o caso não é isolado, em outras escolas da rede estadual esse fato é comum. “O que falta na rede estadual de ensino de Mato Grosso é uma central de matrícula para organizar melhor esse processo, como se vê em outros estados brasileiros”, comenta uma mãe revoltada com a falta de organização.

A SEDUC através do seu site informou que para o ano letivo de 2013, Mato Grosso não teria problemas com vagas, considerando situações pontuais já vivenciadas para matrículas em algumas unidades de ensino da rede estadual em Rondonópolis.

Leia também:  Oficinas comunitárias começam neste sábado (15) em Rondonópolis

A reportagem do site AGORA MT tentou contato com a Secretária Estadual de Educação (na sede local), mas até o fechamento desta matéria não conseguiu encontrar ninguém para comentar sobre o assunto.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.