Termina nesta sexta-feira, dia 11, o prazo dado pelo Ministério da Saúde para as famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, que tenham mulheres e crianças de até sete anos de idade, comparecerem aos postos de saúde para serem acompanhadas pelos profissionais da unidade.  Elas devem apresentar o documento de identidade das mulheres, a caderneta de vacinação das crianças, o cartão das gestantes e o cartão bolsa família.

Quem deixar de atender esta última chamada está sujeito a ter o benefício bloqueado. A gerente do Departamento de Ações Programáticas do Município, Eliane Ormund, calcula que menos de 50% das 7.489 famílias que são condicionadas à saúde compareceram às unidades até agora para fazer o acompanhamento necessário.

Leia também:  União de forças garante inserção social de catadores

O objetivo do monitoramento dos benificiados do bolsa família é analisar suas reais condições de saúde e se algum membro se encontra em situação de vulnerabilidade. Além disso, os pacientes são orientados quanto à prevenção de doenças e alimentação saudável.

A partir dessa análise é possível traçar estratégias para melhorar a qualidade no atendimento dos cidadãos de baixa renda. Para realizar o recadastramento, as famílias devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima.

O Bolsa Família

O Bolsa Família é um programa do governo federal de transferência direta de renda com condicionalidades, que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza. Ele atende mais de 12 milhões de famílias em todo território nacional.

Leia também:  Crise na UFMT pode dificultar autonomia do campus local

O Programa possui três eixos principais: transferência de renda, condicionalidades e programas complementares. A transferência de renda promove o alívio imediato da pobreza. As condicionalidades reforçam o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social. Já os programas complementares objetivam o desenvolvimento das famílias, de modo que os beneficiários consigam superar a situação de vulnerabilidade.

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.