Agora MT Política Renan trocou "pizza" na CPI de Cachoeira por votos, diz opositor
SENADO

Renan trocou “pizza” na CPI de Cachoeira por votos, diz opositor

Mesmo dizendo saber que tem pouca chance, Randolfe afirma que quis lançar seu nome para abrir um debate sobre as atividades do Senado

Fonte: DA REDAÇÃO COM FO
VIA

Candidato azarão na disputa pela presidência do Senado, o estreante Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), 40, diz que o oponente Renan Calheiros (PMDB-AL), 57, favorito na disputa, trabalhou pela “pizza” na CPI de Cachoeira em troca de votos na eleição marcada para a próxima sexta.

Em dezembro, a comissão de deputados e senadores terminou sem indiciar nenhum suspeito de se envolver com o empresário Carlinhos Cachoeira, condenado em primeira instância sob acusação de liderar esquema de jogos ilegais e corrupção.

“A rejeição do relatório foi uma obra montada nos bastidores do Congresso na madrugada que antecedeu a votação com a operação direta do senador Renan Calheiros”, afirmou Randolfe em entrevista à Folha. Em troca, partidos beneficiados com a “pizza” dariam apoio ao senador alagoano, diz.

Para exemplificar, Randolfe citou o caso do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), que estava na lista de indicados do relator, o petista Odair Cunha (MG), cujo texto acabou sendo derrotado. “Talvez seja por essa razão que a minha candidatura não tenha a simpatia do PSDB.”

Senador mais jovem da Casa e único representante do PSOL, Randolfe comparou sua candidatura com a campanha da “anticandidatura” de Ulysses Guimarães à Presidência da República em 1974, durante a ditadura, contra o general Ernesto Geisel.

Renan chegou ao Congresso há 30 anos, como deputado. No Senado, foi eleito pela primeira vez em 1994 e já comandou a Casa duas vezes. Na última, foi obrigado a renunciar em 2007 após suspeitas de irregularidades.

Na semana passada, a Procuradoria-Geral da República enviou denúncia contra Renan ao STF (Supremo Tribunal Federal). Ele é suspeito de apresentar notas frias para comprovar renda.

“Não se trata de denúncia passada”, disse Randolfe. “Não considero de bom tom para nossa democracia eleger alguém que está denunciado pela PGR”, completou. “Eu não queria estar na pele dos senadores que já fecharam com Renan [na disputa].”

Mesmo dizendo saber que tem pouca chance, Randolfe afirma que quis lançar seu nome para abrir um debate sobre as atividades do Senado.

Para ele, não é normal que, com orçamento anual de mais de R$ 3 bilhões, o Senado tenha uma eleição “combinada para ocorrer apenas sob os tapetes azuis [referência à cor do carpete do Senado]”.

PROPOSTAS

Em campanha, Randolfe promete reduzir gastos com pessoal e serviços da Casa, além de estender os dias de votação de segunda a sexta-feira –hoje elas costumam ocorrer de terça a quinta.

Sobre 2014, diz que seu partido irá lançar candidatura à Presidência da República, mas preferiu não comentar a hipótese de ser o candidato.

Procurado, Renan disse que não iria comentar as declarações de Randolfe, pois sua própria candidatura ainda não está confirmada pela bancada. “Como líder [do PMDB], preciso unir a base. Se me colocar como candidato, vou acabar dividindo.”

Relacionadas

Audiência Pública será realizada na próxima segunda (1º) para conscientizar pessoas idosas sobre fraudes

A Câmara Municipal de Rondonópolis irá realizar na próxima segunda-feira (1º), às 19h, uma Audiência Pública para discutir sobre denúncias de fraudes nos empréstimos...

Bolsonaro vai à Justiça contra Lula após declarações sobre móveis do Palácio da Alvorada

O ex-presidente Jair Bolsonaro e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro apresentaram ao Juizado Especial Cível do Distrito Federal um pedido de indenização contra o presidente...

Vereador Adonias pede a implantação do Projeto Escola Amiga dos Animais em Rondonópolis

Está tramitando na Câmara Municipal um Projeto de Lei apresentado pelo vereador Adonias Fernandes (MDB), na segunda-feira (25), para instituir na Rede Municipal de...

PF conclui inquérito e não indicia Bolsonaro por importunação de baleia jubarte

A Polícia Federal concluiu o inquérito para apurar se o ex-presidente Jair Bolsonaro importunou uma baleia jubarte durante um passeio de moto aquática em...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas