Teté BezerraA secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Teté Bezerra, participa nesta terça-feira (29.01) em Madri, Espanha, de mais uma edição do Goal To Brasil, promovido pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), sendo a cidade sede anfitriã dessa edição Fortaleza (CE). Logo em seguida, entre os dias 30 de janeiro e 3 de fevereiro, o Estado estará presente na Feira Internacional de Turismo (Fitur), na mesma cidade.

Teté Bezerra destaca que os dois eventos são importantes no cenário internacional do turismo, pois permite diversificar e fortalecer a imagem de Mato Grosso, através dos atrativos turísticos e culturais. A secretária ressalta que a oportunidade é única, pois possibilita uma exposição macro para centenas de operadores, agentes e potenciais turistas. “Começamos o ano com dois importantes eventos. Participar do Goal To Brasil é um ensaio para quando Cuiabá for a anfitriã, em abril, em Lima, no Peru. “Precisamos estar preparados para fazer uma boa exposição”, argumenta.

Leia também:  Com mais de 22 mil inscritos, OAB-MT comemora 84 anos

O Goal To Brasil Madri irá promover as 12 cidades-sede da Copa do Mundo FIFA 2014, e reúne mais de 150 profissionais de turismo, entre operadores e agentes de viagens do mercado espanhol. Jornalistas e formadores de opinião também são convidados para o evento. A programação prevê uma coletiva de imprensa, apresentações sobre os destinos turísticos do Brasil, momentos para que os presentes realizem reuniões com as 12 cidades-sede presentes.

O evento já percorreu as cidades de Santiago, Toronto, Bogotá, Buenos Aires, Paris e Lisboa. A ação conta com a parceria dos Ministérios do Turismo, Esporte, Cultura e das Relações Exteriores. Também participam os governos do Estado cuja cidade-sede é anfitriã, órgãos oficiais de Turismo dos Estados e das cidades, além das Unidades Gestoras da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014.

Leia também:  Novo posto do Sine amplia serviços aos trabalhadores no interior

Já a Fitur, que acontecerá entre os dias 30 de janeiro e 3 de fevereiro, contará com um estande do Brasil de 796 metros quadrados. O evento ao longo de 33 edições, se tornou um importante ponto de encontro para profissionais do segmento turístico, com dois dias abertos para o público final. Esta edição será dividida em quatro seções: Fitur LGBT, Fitur Green (Fórum de Sustentabilidade e Turismo), Fitur Tech (Fórum de Inovação e Tecnologia Turística), InvesTur (Fórum de Investimentos e Negócios Turísticos na África).

Em 2012, o evento recebeu 210 mil visitantes, sendo que 119 mil correspondiam a participantes profissionais e 91 mil, público final. Estiveram presentes também 6,3 mil jornalistas vindos de 54 países.

Leia também:  MT | Inscrições para Circuito Estadual de Tênis encerram nesta segunda

Perfil do turista espanhol

Em 2011, a Espanha subiu de 10º para o 9º maior emissor de turistas para o Brasil. Foram 190.392 espanhóis que viajaram ao Brasil em 2011, 6% a mais que no ano anterior. Os principais motivos de viagem foram negócios e eventos (32,4%), e lazer (30,2%). Quase 94% dos espanhóis que visitaram o Brasil pretendem voltar no futuro. Atualmente, existem 32 voos semanais que ligam a Espanha ao Brasil, que disponibilizam mais de 8 mil assentos. São voos com conexões diretas de cidades espanholas para o Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.