A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) definiu as principais no regulamento raça Nelore para o ranking 2012/2013. O expositor que não seguir as regras terá seus animais impedidos de participarem por estarem com alguma pendência.

As normas valem para todas as etapas do Ranking, que este ano em Mato Grosso terá inicio no próximo dia 08 de março, com a Expoinel – Exposição Internacional do Nelore 2013. A Expoinel será realizada de 08 a 15 de março, no Parque de Exposições Jonas Pinheiro em Cuiabá (MT).

Principais normas são: cada expositor poderá expor no máximo 15 animais em seu nome, baby e matriz modelo não entram nessa quantidade; os animais devem estar em nome do expositor atual, se for compra devem apresentar cópia do documento já transferido em seu nome; animais com 8 meses a 17 meses e 29 dias devem estar com RGN; animais com 18 meses  devem estar com registro definitivo RGD; fêmeas com 20 meses devem apresentar prenhez positiva; fêmeas com 30 meses devem comprovar parto próprio natural anterior a esta data, apresentando atestado de eficiência reprodutiva emitida pela ABCZ; os bezerros devem acompanhar a mãe ao pé até os 6 meses e 29 dias; os bezerros com 7 meses, de fêmeas que disputam o ranking, devem estar com RGN e o expositor deve apresentar cópia do registro emitido pela ABCZ; machos com 20 meses ou mais devem apresentar exame andrológico com parecer favorável, emitido por médico veterinário; todas as fêmeas paridas devem apresentar atestado de eficiência reprodutiva para comprovar parto próprio; será aceita duas transferência no mesmo ano calendário.

Leia também:  Justiça Comunitária oferta serviços gratuitos de cidadania neste sábado

A orientação da Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso – ACNMT – é para que os expositores registrem seus animais o mais cedo possível, pois se for filho de fêmeas de pista e o bezerro morrer e estiver registrado com RGN (registro de nascimento) contará como parto, não prejudicando a mãe na sua carreira. Registrem seus animais com o RGD (registro definitivo) até os 17 meses, pois isso evita surpresa de ultima hora nos eventos.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.