O ministro do Esporte, Aldo Rebelo confirmou a participação efetiva do órgão na realização dos Jogos dos Povos Indígenas ao assinar termo de cooperação, durante reunião em Brasília com o secretário de Esporte de Mato Grosso, Ananias Filho e o deputado federal Wellington Fagundes (PR/MT).

No encontro agendado por Fagundes, Aldo Rebelo garantiu que o ministério vai destinar verba suficiente para a realização dos jogos. O Comitê Intertribal de Memória e Ciência Indígena, responsável pela formulação do projeto estima o custo de organização do evento em R$ 5 milhões.

Além da destinação de recursos, Rebelo também se comprometeu em articular a participação de outros órgãos do Executivo para a realização do evento. “Vou falar com a ministra da Cultura, Marta Suplicy, ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas e do Turismo, Gastão Vieira. Os jogos precisam estar à altura do significado da cultura indígena para a nossa formação”, disse Aldo Rebelo.

Leia também:  Após denúncia da mãe, padrasto é preso suspeito de estuprar enteadas

O espaço para e realização da 12º edição dos Jogos dos Povos Indígenas será construído a beira do Rio Cuiabá, na região do Jardim Botânico. Com duração de aproximadamente 10 dias, a expectativa é de que evento reúna mais de 40 etnias brasileiras e delegações de outros países.

Segundo o diretor do Comitê Intertribal, Marcos Terena, também presente na audiência, Canadá e Guiana Francesa já confirmaram presença. “Vamos reunir essas delegações, essa multidiversidade à beira do Rio Cuiabá. O objetivo é a integração das tribos, assim como a celebração das vivências como forma de resgatar a identidade cultural dos povos”, explicou o líder indígena.

Jogos Regionais

O deputado federal Wellington Fagundes propôs ao ministro a realização de jogos regionais antes do evento em outubro. As prévias serão realizadas nas regiões Sul, Oeste e Norte do Estado. “A intenção é promover a interação de todos. Aqueles, que não puderem ir à Cuiabá terão a oportunidade de participar de jogos em cidades do interior”, afirmou o republicano.

Leia também:  Faixas de pedestres em 3D são criadas para 'forçar' parada de motoristas em Primavera
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.