Teve início nesta segunda-feira (18) as atividades do Programa “Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”, coordenado pela professora Cancionila Janzkovski Cardoso e pela professora Sílvia de Fátima Pilegi Rodrigues, ambas do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), do Campus Rondonópolis, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O programa busca garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Em Mato Grosso, a formação ocorrerá nas cidades de Cuiabá, Rondonópolis e Sinop. A estrutura do curso, para o ano de 2013, abrangerá 13 professores formadores ligados à UFMT, 318 orientadores de estudo provenientes das redes estadual e municipal de ensino, além de cerca de 6.500 professores cursistas.

Leia também:  Pré-conferências serão realizadas nesta semana em Rondonópolis

O Pacto é um acordo formal assumido pelo Governo Federal, Estados, Municípios e entidades. O Programa atua em quatro eixos, sendo eles a formação para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo; materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais; avaliações sistemáticas e; gestão, controle social e mobilização.

Neste ano o foco da formação é a alfabetização das crianças em língua portuguesa e, no próximo ano, os trabalhos se voltam para a Matemática.

O programa se desenvolve no âmbito da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), tem a participação da UFMT e é executado por meio da Coordenação Geral no Estado do Mato Grosso do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

Leia também:  Agora é Lei | Estacionamento gratuito para consumidores de Shopping e afins
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.