Agora MT Mundo Chávez tem controle absoluto do governo na Venezuela, diz vice
MUNDO

Chávez tem controle absoluto do governo na Venezuela, diz vice

Equipe está subordinada ao presidente, disse Nicolás Maduro.

Fonte: DA REDAÇÃO COM G1
VIA

Manifestante participa de ato pela saúde de Hugo Chávez, nesta terça-feira (26), diante do hospital militar em que ele segue internado em Caracas (Foto: AFP)
Manifestante participa de ato pela saúde de Hugo Chávez, nesta terça-feira (26), diante do hospital militar em que ele segue internado em Caracas (Foto: AFP)

O vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, garantiu nesta terça-feira (27) que o presidente Hugo Chávez está em condições de dar ordens e “conta com uma equipe de governo absolutamente subordinada a seu comando”, apesar de convalescer de um tratamento contra o câncer.

“Ele pode dar ordens porque é um chefe legítimo de uma revolução, porque tem um povo leal que nunca lhe faltou, porque tem equipes de homens e mulheres que são subordinados absolutamente ao seu comando, a sua liderança”, destacou Maduro.

O governo afirma que Chávez – que não aparece em público desde que foi operado em Cuba de um câncer em dezembro passado – permanece à frente do país e tomando as decisões.

O presidente venezuelano, que manteria reuniões esporádicas com sua equipe de governo durante a convalescença, estava hospitalizado desde dezembro em Havana, mas na semana passada voltou a Caracas, onde foi internado no Hospital Militar.

Nas últimas dez semanas, os venezuelanos viram Chávez apenas em quatro fotos – junto com suas filhas mais velhas – tiradas no hospital de Havana.

Chávez, de 58 anos e no poder desde 1999, enfrenta um câncer em local não revelado desde 2011.

Reeleito no dia 7 de outubro, Chávez não se apresentou para a posse no Legislativo em 10 de janeiro, como determinava a Constituição, mas o Supremo Tribunal de Justiça admitiu empossá-lo posteriormente, no próprio organismo.

Maduro reafirmou nesta terça-feira que Chávez enfrenta um processo “complexo” e respira através de uma traqueotomia que lhe dificulta a fala, e criticou a oposição por tratar de aproveitar este momento “difícil” que atravessa o governo para tentar “desestabilizar” o país.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas