Agora MT Mundo Coreia do Sul elege pela primeira vez uma mulher, ela promete ser...
MUNDO

Coreia do Sul elege pela primeira vez uma mulher, ela promete ser linha dura no setor de segurança

Primeira mulher a comandar a Coreia do Sul, Park enfatizou que é preciso construir confiança para enfrentar esse desafio

Fonte: Da redação com Agência Brasil
VIA

Ao tomar posse hoje (25/02), em meio aos testes de lançamento de foguetes promovidos pelo governo da Coreia do Norte, a nova presidenta da Coreia do Sul, Park Geun-hye, prometeu linha dura no setor de segurança. Ela disse que o teste nuclear norte-coreano é uma “ameaça à sobrevivência” do povo da região.

Primeira mulher a comandar a Coreia do Sul, Park enfatizou que é preciso construir confiança para enfrentar esse desafio.

Durante a campanha, no ano passado, ela disse que está aberta ao diálogo com o governo da Coreia do Norte, mas apelou para que o país vizinho adote medidas concretas em busca do fim do impasse em torno do programa nuclear.

A Coreia do Sul e a Coreia do Norte eram um só país até 1945. Na ocasião, as forças da antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) ocuparam o Norte e as dos Estados Unidos, o Sul da região.

A conservadora Park Geun-hye, de 60 anos, assume o cargo que nos últimos cinco anos foi ocupado por Lee Myung-bak, do mesmo partido, o Saenuri. Ela foi eleita em dezembro de 2012 ao derrotar o candidato liberal Moon Jae-in e contou com o apoio, principalmente, do eleitorado conservador e dos idosos.

Geun-hye é filha do ex-presidente Park Chung-hee (1963-1979), apontado como ditador por analistas políticos.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas