Diretores e coordenadores das Unidades de Educação Infantil (UMEIs) e das Escolas de Educação Infantil (EMEIs) debateram durante o encontro realizado nesta semana as rotinas de trabalho das unidades. Na oportunidade, a secretária de Educação do município, Ana Carla Muniz, destacou a importância dos professores na educação e salientou que a proposta é de trabalhar mais a parte pedagógica das crianças de 0 a 5 anos.

Ana Carla conversou por mais de uma hora com os profissionais, contando o que pensava para a melhoria do atendimento e ouvindo sugestões dos profissionais. Entre as propostas da secretária, está a destinação da maior parte do tempo das crianças para ações pedagógicas. “O que desejamos é que o nosso aluno saia destas unidades para a alfabetização com conhecimento mais avançado. Vamos dar suporte técnico e pedagógico para que isso aconteça”.

Leia também:  Governo emite nota sobre repasses a Santa Casa

A proposta é que as equipes de suporte trabalhem mais com a higiene das crianças e que os professores atuem especialmente na área pedagógica. Ana Carla destacou que a secretaria está fazendo um levantamento da realidade de cada unidade para saber o que há em cada uma e como pode ser usado para auxiliar no trabalho com as crianças. Ela informou que há uma equipe buscando informações sobre materiais pedagógicos, jogos, brinquedos e etc que serão adquiridos para os alunos e que na rotina dos professores foi separado um tempo para que eles façam pesquisas e troquem experiências.

“Queremos que os profissionais sonhem com a educação que gostariam de trabalhar e que passem isso para nós. São eles que fazem a educação, nós trabalharemos para dar o suporte necessário para que consigam colocar em prática o que planejaram”, ressaltou.

Leia também:  Prefeitura já adotou medidas para controle de abastecimento de frotas e fez nova licitação

As escolas e unidades infantis atendem crianças de 0 a 5 anos, cujos pais trabalham ou não possuam condições de ficar com os filhos durante o dia. Hoje, as unidades atendem em tempo integral, mas está sendo estudada a possibilidade de atendimento por período a partir de 2014.

As creches iniciam o trabalho deste ano, no próximo dia 14. Ao todo, 21 unidades trabalham com crianças da educação infantil na rede municipal.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.