Estão abertas as inscrições para a décima edição do FETRAN – Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito, criado pela Polícia Rodoviária Federal em 2004 e executado em parceria com o DETRAN, a SEDUC, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso e as prefeituras municipais das cidades participantes.

O FETRAN é um festival estudantil de teatro com a temática “Educação para o Trânsito”. O objetivo é sensibilizar crianças e adolescentes quanto à necessidade de se conhecer as normas e leis que regem o trânsito brasileiro e os princípios de cidadania, auxiliando-os em sua formação enquanto partícipes do trânsito e tornando-os conscientes e comprometidos com a segurança no trânsito e com o bom convívio social.

Podem participar do FETRAN todas as escolas das redes de ensino públicas e particulares do estado de Mato Grosso e ainda os projetos sociais de caráter educativo.

Uma das novidades para a décima edição, é a mudança de algumas cidades que sediam as etapas regionais classificatórias. A etapa Guaporé continua sendo realizada nas cidades de Comodoro e Pontes e Lacerda; a etapa Araguaia, que no ano passado foi realizada na cidade de Nova Xavantina, este ano será realizada em Barra do Garças; a etapa Nortão, que era realizada em Sorriso, passa a ser denominada de etapa Teles Pires e terá como sede a cidade de Sinop. Houve mudanças também na etapa Pantanal, que era realizada na cidade de Primavera do Leste e passa a ser realizada na cidade de Campo Verde, com o nome de etapa Aricá-Mirim e a baixada cuiabana volta a ter como sede a cidade de Várzea Grande, que receberá a etapa Cuiabá, anteriormente realizada na cidade de N. S. do Livramento com o nome de etapa Cuiabana. O nome de cada uma das etapas faz alusão aos rios que cortam cada uma das regiões sede, sendo os rios Guaporé, Araguaia, Teles Pires, Aricá-Mirim e Cuiabá.

Leia também:  Cinco hospitais filantrópicos devem receber ajuda emergencial do governo de MT

Ao término das etapas classificatórias será realizada a etapa “Mato Grosso”, no período de 15 a 20 de julho de 2013 no Colégio Liceu Cuiabano, em Cuiabá.

Outra novidade para a décima edição do FETRAN é a escolha do “Espetáculo da década”. Escolas que já venceram edições anteriores do FETRAN serão convidadas pela comissão organizadora e vão apresentar novas montagens dos espetáculos vencedores de algumas edições do FETRAN e assim será escolhido o melhor espetáculo apresentado nesses dez anos. Devido a escolha do espetáculo da década, neste ano o festival será dividido em três categorias: infantil, juvenil e educação especial, além da categoria especial 10 anos.

O FETRAN premia alunos, professores e escolas participantes com computadores, notebooks, televisores, aparelhos de som, aparelhos de DVD e outros, além de uma viagem de uma semana para Brasília.

Leia também:  BR-364 terá interdição para detonação de rochas nesta sexta

Ao longo do festival, os espetáculos serão avaliados por uma comissão julgadora, composta por profissionais com experiência em linguagens artística e pedagógica e também em regras de trânsito. Além disso, na etapa Mato Grosso fará parte da comissão um júri popular, que será escolhido pela coordenação do evento, para avaliar os espetáculos concorrentes de acordo com a visão da plateia.

As apresentações terão início em maio e irão até julho, quando acontece a grande final, onde são premiados os vencedores de cada categoria. Haverá premiação para melhor espetáculo, melhor ator, melhor atriz, ator e atriz revelação, melhor texto e a melhor direção. Os alunos e professores dos grupos/escolas vencedores da etapa Mato Grosso participarão de uma viagem a Brasília com duração de uma semana.

Leia também:  Paranatinga | Atleta de Jiu Jitsu conquista duas medalhas de ouro em campeonato internacional

Durante o festival, serão oferecidas oficinas pedagógicas para as escolas participantes das etapas regionais e da etapa estadual. Um certificado de capacitação será disponibilizado aos professores que participarem das oficinas.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.