A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT), em parceria com o Sistema S, Instituto Federal de Educação (IFMT) e Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec/MT), oferta para 2013 um total de 34.511 vagas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em mais de 60 cursos de Formação Inicial Continuada (que possuem carga horária de 160 horas) e outros 25 cursos técnicos (carga horária mínima de 800 horas).

Outra novidade para 2013 é o ingresso dos estudantes do 1º ano do Ensino Médio aos cursos FIC. Na prática, podem se inscrever ao Pronatec estudantes que estejam cursando o 1º, 2º ou 3º ano do Ensino Médio Regular ou aqueles que estejam inseridos em qualquer uma das séries do Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Leia também:  Ações na fronteira do Brasil com a Bolívia visam proteger rebanho mato-grossense

Em razão da expansão do mercado formal de trabalho, novos cursos técnicos foram incorporados à grade curricular e pactuados pela Seduc junto ao Ministério do Educação (MEC). São eles, Técnico em Enfermagem, em Agronegócios, Zootecnia, Transações Imobiliárias e Técnico em Móveis.

“No ano passado, de um total de 20.640 vagas ofertadas, o percentual de matrículas efetivadas atingiu 96%”, comemora a coordenadora do Pronatec na Seduc, Elissandra Vaz Santos. Os estudantes matriculados no Pronatec receberão auxílio estudantil, recarga no cartão transporte, alimentação durante as atividades, além de material didático e camiseta dos cursos.

Ela cita ainda que o estudante poderá se inscrever em até dois cursos, desde de que apenas um seja técnico. Porém, efetuará a matrícula em um curso por vez, de acordo com a oferta em seu município. Assim que terminar o primeiro poderá cursar o segundo, e ambos devem ser no contraturno da escola.

Leia também:  Em Mato Grosso, órgãos só voltam a funcionar na próxima segunda-feira (19)

Ampliação

Considerando a necessidade de democratizar a oferta de cursos, neste ano, o número de vagas foi ampliado em 72% e houve aumento de 18% no número de municípios atendidos (em 2011 foram 96 e em 2013 serão 110).

O Pronatec é uma estratégia do Governo Federal criada em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Para saber mais acesse a página http://pronatec.mec.gov.br/component/home/?page=hotsite

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.