focos de dengueMato Grosso já registrou 5.233 notificações de dengue entre os dias 1º e esta sexta-feira (31). Destes, 5 são casos graves da doença. Os dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) apontam 4 mortes, sendo 2 já confirmadas (Jaciara e Juara) enquanto outras 2  seguem em investigação (Campo Novo dos Parecis e Cáceres). As justificativas da Saúde para o aumento das notificações da doença neste primerio mês de 2013 é que “os 141 municípios do Estado, passaram a alimentar o sistema regularmente”.

Até o momento, Cuiabá registrou 235 casos, Rondonópolis 272 casos, Sinop 536 casos e Várzea Grande 53. Em 2022 as notificações no mesmo período foram de 2.178 casos notificados no Estado. Em Cuiabá o registro foi de 133 casos, Rondonópolis 58 casos, Sinop 372 casos e Várzea Grande 161 casos.

Leia também:  Primeiro mês registra queda de 43% no número de focos de calor

O quadro epidemiológico caracteriza-se pela circulação simultânea de dois sorotipos virais da dengue, o DENV 1 e a introdução do sorotipo DENV 4 no Estado. A Secretaria de Estado de Saúde recomenda aos municípios que desenvolvam uma serie de ações contidas no plano de contingência para prevenção e controle da dengue, entre elas, eliminar qualquer tipo de material que acumula água e redobrar os cuidados com depósitos do líquido, como caixas d’água e poços.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.