Agora MT Mundo Número de mortos em explosão em edifício no México chega a 25
MUNDO

Número de mortos em explosão em edifício no México chega a 25

Presidente Enrique Peña Nieto lamentou as mortes na Cidade do México.

Fonte: Da redação com G1
VIA

Bombeiros do México trabalham em meio aos escombros após explosão no edifício da empresa Pemex (Foto: AP Photo)
Bombeiros do México trabalham em meio aos escombros após explosão no edifício da empresa Pemex (Foto: AP Photo)

Subiu para 25 o número de mortos em  uma explosão no edifício sede da estatal de petróleo Pemex, na Cidade do México, nesta quinta-feira (31), de acordo com o governo do país. Há ao menos 100 pessoas feridas.

“Lamento profundamente a morte de colegas de trabalho da Pemex. Minhas condolências à sua família”, disse o presidente do México, Enrique Peña Nieto, via Twitter.

“Estamos utilizando todos os recursos para investigar e conhecer as causas do acidente. Esperaremos o resultado das perícias e, com transparência, os divulgaremos”, disse o secretário de Governo Miguel Angel Osorio Chong.

Antes de anunciar que houve uma explosão, a Pemex havia dito que o prédio havia sofrido um problema com o fornecimento de eletricidade. De acordo com a agência AFP, a explosão ocorreu em uma subestação de energia.

Na entrevista coletiva que ofereceu em uma das partes do complexo da Pemex, Osorio Chong não quis fazer comentários sobre a possibilidade de um atentado e pediu aos jornalistas que aguardem as investigações.

“Seria uma grande irresponsabilidade, sem os elementos completos, suficientes, divulgar uma informação que não temos”, respondeu o ministro.

Imagens de televisão mostraram entulho nas proximidades do arranha-céu e feridos sendo retirados em macas. A situação na torre da Pemex era “delicada”, disse um porta-voz dos serviços de emergência locais, segundo a agência Reuters.
Policiais e equipes de resgate trabalham na área do edifício da empresa petrolífera Pemex, onde uma explosão deixou mortos e feridos.

“Estávamos conversando e, de repente, ouvimos uma explosão com fumaça branca. Vidros caíram das janelas e as pessoas começaram a correr cheias de pó”, disse à AP María Concepción Andrade, que mora no mesmo bloco de edifícios da Pemex. “Havia muitas pedras que voavam na mesma explosão.”

A explosão ocorreu às 3h45 pm (horário local) na Cidade do México em um anexo ao conhecido Pemex Executive Tower, um dos mais altos da capital. O subsecretário de mídia do Ministério do Interior, Eduardo Sanchez, disse que a explosão causou danos no piso térreo e do primeiro e segundo andar do prédio administrativo da empresa.

“Foi uma explosão, um choque, a energia caiu e de repente nós tivemos um monte de escombros”, disse à televisão Milenio Obele Cristian, que se identificou como funcionário da empresa e foi ferido na perna.

As ruas ao redor do edifício foram evacuadas.  Quatro helicópteros policiais federais desembarcaram na área para começar a transportar os feridos.

Outros acidentes
Momentos antes da explosão, o diretor de operações Carlos Murrieta disse, via Twitter, que a empresa havia reduzido sua taxa de acidentes nos últimos anos. A maioria ocorre em dutos e refinarias.

Um incêndio em uma usina de gás de receber matou 30 trabalhadores em setembro, na cidade fronteiriça de Reynosa. Para a empresa, o fato foi o acidente com o maior número de mortes na última década.

*Com informações da Associated Press, EFE, Reuters e AFP.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas