Foto: assessoria
Foto: assessoria

Orientar a população masculina sobre a importância do acompanhamento médico na prevenção do câncer de próstata. Esta é a preocupação da equipe da unidade do Programa Saúde da Família – PSF Marechal Rondon que reuniu homens de todas as idades na palestra educativa sobre os males da doença, na tarde desta segunda-feira (25). Ministrada pelo médico Francisco Pedro Bezerra, a palestra se transformou numa conversa com todos os participantes que aproveitaram a oportunidade para sanar dúvidas.

Os homens presentes questionaram o médico palestrante sobre temas como a andropausa (distúrbio do envelhecimento masculino) e a consequência que pode trazer determinados alimentos, como o açúcar e a pimenta, para a saúde da geração melhor idade. O médico Francisco alertou para os riscos de excessos alimentares e chamou a atenção para a importância de uma alimentação saudável junto com atividades físicas.

Leia também:  Dia D da vacinação antirrábica acontece neste sábado

“Um dos gargalos para o homem é a pressão alta, a diabetes e o câncer de próstata. Portanto, devemos nos preocupar em controlar esses três fatores. Com a expectativa de vida atual, temos de nos preparar para viver mais e melhor, com a prática de atividades físicas e uma boa alimentação, além do acompanhamento médico e dos exames necessários”, alerta o médico.

Francisco acrescentou que o diagnóstico do câncer de próstata é obtido com exames de sangue (PSA), urina e toque. A vantagem de constatar a presença da doença precocemente é que o paciente pode iniciar o tratamento mais cedo e ficar curado. Depois da palestra, os homens presentes participaram de um sorteio de brindes e lanche coletivo.

Dia do Homem

Leia também:  Mães de Rondonópolis marcam 'manifestação silenciosa' contra o fechamento da UTI Pediátrica

A enfermeira coordenadora do PSF, Franciele Severo Leonato, conta que a equipe da unidade dedica o período da tarde de segunda-feira à saúde do homem. Aqueles que procuram o posto a partir das 13 horas passam por consultas médicas e recebem doses das vacinas necessárias, além de orientações sobre medidas de prevenção por meio das palestras proferidas.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.