Agora MT Mundo Primeiro-ministro espanhol descarta possibilidade de renúncia
MUNDO

Primeiro-ministro espanhol descarta possibilidade de renúncia

Rajoy foi apontado como suposto beneficiário de esquema de caixa dois.

Fonte: Da redação com G1
VIA

Mariano Rajoy em reunião do partido, neste sábado (2), em Madri (Foto: Susana Vera/Reuters)
Mariano Rajoy em reunião do partido, neste sábado (2), em Madri (Foto: Susana Vera/Reuters)

O chefe de governo espanhol, Mariano Rajoy, descartou a possibilidade de renunciar, como pedem centenas de milhares de cidadãos na internet depois de ter sido apontado como suposto beneficiário de um suposto esquema de caixa dois dentro de seu partido.

“Se alguém pensa que, por meio do acosso, vou encolher-me ou abandonar a tarefa que os espanhóis me atribuíram, quero dizer que se equivocam”, afirmou Rajoy diante da cúpula do Partido Popular, que ele preside.

Rajoy negou ter recebido “dinheiro sujo” e anunciou que divulgará sua declaração de renda em resposta às acusações da imprensa sobre o suposto recebimento de suborno. “Nunca recebi, nem distribuí dinheiro sujo”, declarou o pemiê diante da direção do Partido Popular, que ele preside.

“Minhas declarações de renda e de patrimônio serão colocadas à disposição de todos os cidadãos a partir da próxima semana”, completou, antes de prometer “exercer neste assunto a maior das transparências.”

O presidente espanhol também garantiu que não entrou na política “para ganhar dinheiro”.
“Vim (à política) perdendo dinheiro, mas acontece que para mim o dinheiro não é o mais importante”, disse Rajoy.

O nome de Mariano Rajoy, presidente do PP desde 2004 e primeiro-ministro desde 2011, apareceu na quinta-feira em uma reportagem do jornal ‘El País’ como um dos beneficiados do suposto pagamento de salários ocultos que durante anos teriam sido repassados a vários dirigentes do partido.

Este último escândalo, provocado pela publicação dos supostos documentos contábeis de dois ex-tesoureiros do PP, provocou uma onda de indignação em um país abalado pela crise econômica e desemprego.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas