Uso irregular de capacete 01A principal função de um capacete é ser um equipamento de proteção.  No trânsito não existe exceção: todo piloto e passageiro devem  utilizar equipamentos de proteção e especialmente um capacete fabricado de acordo com as mais rígidas regras internacionais de proteção. Porém de nada adianta este equipamento se ele não estiver com a trava de segurança ativada(alça que prende o capacete ao queixo), o que frequentemente é visto em Rondonópolis. Pelo menos 80% dos motociclistas não fazem o uso da alça.

O capacete não é a garantia completa de segurança do motociclista, mas em um acidente, ele ajudará a evitar graves lesões, principalmente na cabeça. Segundo o diretor da 2ª Ciretran Carlos Nazário o condutor deve se conscientizar de que é uma segurança para ele mesmo se adequar as leis.

Leia também:  ACIR pede providências para retomada da sincronização dos semáforos

Outro fato que os motociclistas devem se atentar é ao fato de andar com a viseira aberta ou sem ela. Isso é considerado uma infração grave  e pode ser autuado com multa de R$191,54. Ainda segundo Nazário os agentes de trânsito estão por toda a cidade realizando as fiscalizações, além da educação que é realizada por meio de palestras nas escolas.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.