Agora MT Mundo Com data do conclave definida, cardeais fazem nova congregação
MUNDO

Com data do conclave definida, cardeais fazem nova congregação

Os cardeais não terão que passar por revista para entrar na Capela Sistina, local do conclave. Já os funcionários e demais pessoas devem ter de se submeter a um detector de dispositivos

Fonte: Da redação com G1
VIA

Os cardeais da Igreja Católica têm neste sábado (9) o sexto dia de congregações, como são chamadas as reuniões que antecedem o conclave. Mesmo com a data definida para início das votações que escolherão o novo Papa, o encontro deste sábado foi mantido.
Ao chegar para o encontro, o cardeal Jean-Pierre Ricard, arcebispo de Bordeaux, disse à imprensa que o novo papa “deve ser um pastor” e que o perfil do eleito deverá “emergir nos próximos dias”.

Diferentemente do conclave, de que só participam os 115 cardeais eleitores, as congregações reúnem também aqueles que têm mais de 80 anos e que, portanto, não têm direito a voto.

Depois de 5 dias de encontros preparatórios para a eleição do novo pontífice, nesta sexta-feira (8) o padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, anunciou que o conclave começará na terça-feira (12).

Durante o período das votações, os cardeais não poderão receber informações externas durante a reunião, nem poderão ler jornais, ouvir rádio, assistir à TV ou acessar a internet, como prevê a Constituição Apostólica.

De acordo com Lombardi, para garantir o sigilo do conclave, serão instalados bloqueios de comunicação para impedir o uso de equipamentos e dispositivos eletrônicos, como celulares. A medida já foi tomada com relação à Sala dos Sinodos, onde têm ocorrido as congregações, garantindo o segredo das reuniões.

Os cardeais não terão que passar por revista para entrar na Capela Sistina, local do conclave. Já os funcionários e demais pessoas devem ter de se submeter a um detector de dispositivos. Durante o período de reclusão para a escolha do novo Papa, os cardeais poderão se confessar.

A capela está fechada para a visitação turística desde a última terça-feira (5) e recebe os preparativos para a eleição. Decorada com afrescos dos maiores artistas do Renascimento, como Michelangelo e Rafael, ela fica dentro da ala de museus do Palácio Apostólico, na Cidade do Vaticano.

O trabalho principal de modificação para o evento é elevar o piso da capela. Sobre ele, são colocadas as mesas e cadeiras para acomodar os cardeais. Também são instalados os fornos (também chamados estufas) e a chaminé para o anúncio da escolha do novo Papa, com a tradição da “fumaça branca”.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas