Agora MT Mundo Coreia do Norte diz ter mísseis prontos para atacar os EUA
MUNDO

Coreia do Norte diz ter mísseis prontos para atacar os EUA

General afirmou que seus soldados estão preparados para a guerra. Conselho de Segurança da ONU impôs sanções ao país na véspera.

Fonte: DA REDAÇÃO COM G1
VIA

O ditador da coreia do Norte, Kim Jong-un, acena para soldados em um barco durante inspeção de instalações militares próximo à ilha de Taeyonphyong, em foto divulgada nesta quinta-feira (7) (Foto: AFP)
O ditador da coreia do Norte, Kim Jong-un, acena para soldados em um barco durante inspeção de instalações militares próximo à ilha de Taeyonphyong, em foto divulgada nesta quinta-feira (7) (Foto: AFP)

Um general do Exército Popular da Coreia do Norte afirmou nesta sexta-feira (8) que o país tem mísseis nucleares capazes de alcançar os Estados Unidos, prontos para serem lançados, em uma nova ameaça feita após a resolução emitida  na véspera pela ONU contra o país comunista.

O general Kang Pyo-yong disse que a Coreia do Norte conseguiu reduzir o tamanho e o peso de suas ogivas atômicas para instalá-las em projéteis de longo alcance que transformariam em “um mar de fogo” Washington e outros centros dos EUA e de seus aliados, segundo o jornal “Rodong Sinmun”.

Além disso, ele afirmou que os soldados norte-coreanos estão preparados para a guerra e só precisam receber uma ordem de seus líderes.

Kang afirmou que a Coreia do Norte equipou seus mísseis balísticos intercontinentais e outros de menor alcance com vários tipos de ogivas nucleares capazes de atacar diferentes alvos.

As autoridades norte-coreanas são conhecidas pela retórica belicosa, mas o tom atingiu níveis sem precedentes nos últimos dias, o que provocou temores de um incidente na fronteira, enquanto as duas Coreias planejam importantes exercícios militares durante a próxima semana.

Embora a Coreia do Norte, já tenha assegurado em ocasiões anteriores que os EUA estão ao alcance de suas armas atômicas, os especialistas internacionais acreditam que o regime não possui tecnologia suficiente para instalar ogivas nucleares em seus mísseis de longo alcance.

A nova ameaça nuclear acontece imediatamente depois que Pyongyang prometeu anular os acordos de não agressão assinados com Seul ao término da Guerra da Coreia (1950-53), em resposta à última resolução do Conselho de Segurança da ONU.

Esse organismo endureceu as sanções voltadas às autoridades norte-coreanas por seu programa nuclear e estabeleceu novas restrições, especialmente de caráter financeiro, em resposta ao teste nuclear ocorrido em 12 de fevereiro.

O Ministério da Defesa da Coreia do Sul advertiu que a Coreia do Norte provocará sua própria destruição se produzir um ataque nuclear preventivo, em uma resposta às últimas ameaças do regime de Kim Jong-un.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas