Agora MT Bastidores Reconhecimento da união homossexual deve ser tema de plebiscito
BASTIDORES

Reconhecimento da união homossexual deve ser tema de plebiscito

FONTE
VIA

Vários projetos espinhosos estão aguardando votação no Congresso como é o caso do decreto legislativo (PDC 521/2011) de autoria do pastor Marco Feliciano, onde ele propõe a realização de um plebiscito sobre o “reconhecimento legal da união homossexual como entidade familiar”.

O pastor argumenta no projeto que o Supremo Tribunal Federal (STF) desrespeitou a Constituição Federal de 1988, ao permitir a união estável entre pessoas do mesmo sexo. O desrespeito seria em relação ao terceiro parágrafo do artigo 226 da Constituição, que define como entidade familiar a “união estável entre o homem e a mulher”. Isso eliminaria propostas como o projeto elaborado pelo deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) para permitir o casamento e adoção por homossexuais.

Já o projeto de lei (PL) 1.411/2011 que tem a ver com o mesmo tema, proposto por Washington Reis (PMDB-RJ), sugere reduzir a abrangência da lei 7.716/1989, que classifica como crime a “discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. O parlamentar pede para “executar as manifestações decorrentes da liberdade de consciência e de crença”.

Reis sugere que sejam inseridos dois artigos no parágrafo quinto da lei de 1989, que define pena de até dois anos de prisão por conduta de preconceito. O deputado quer que as igrejas sejam autorizadas a “recusar”, dentro de seus templos, “cidadãos que violem seus valores, doutrinas, crenças e liturgias”. Isso permitia, por exemplo, que um católico possa ser expulso de um tempo muçulmano ou um homossexual de uma igreja católica.

 

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas