Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Especialistas indicam idade ideal para as crianças largarem a chupeta
CUIDADOS

Especialistas indicam idade ideal para as crianças largarem a chupeta

Fonte: Da Redação com Babycenter
VIA

Muitas crianças se acalmam quando chupam a chupeta e chegam a usá-la até ter 5 ou 6 anos. Às vezes a chupeta também ajuda a criança a aliviar o estresse ou a se adaptar a situações novas e desafiadoras, como começar a ir à creche ou escolinha, ou fazer uma viagem longa de carro.

Há boas razões, porém, para  abandonar o hábito. Se a criança  tiver tendência a infecções no ouvido, por exemplo, largar a chupeta é uma boa dica. Um estudo mostrou que crianças que não usavam chupeta tinham 33% menos incidência desse tipo de infecção no ouvido médio.

A chupeta também não ajuda crianças que parecem estar desenvolvendo problemas na hora de falar. O ato de sugar ou chupar mantém a boca da criança em uma posição pouco natural, dificultando o desenvolvimento dos músculos da língua e dos lábios, explica a especialista norte-americana Patricia Hamaguchi, autora de um livro sobre a fala (“Childhood, speech, language, and listening problems: What every parent should know”).

Mesmo sem dificuldades a está aprendendo a falar, e fazer isso com uma chupeta na boca pode atrapalhar o processo, alterando o modo como os sons são pronunciados e forçando a língua a descansar numa posição pouco natural.

Em alguns casos, o uso frequente da chupeta faz com que a língua se projete para a frente, o que pode causar problemas nos dentes ou de ceceio (às vezes confundido com a língua presa: a língua entra no meio dos dentes na hora de falar sons como “s” e “z”).

Por esses motivos, é recomendado limitar o tempo de chupeta da criança ao mínimo possível. É recomendado o uso de chupetas pequenas e macias, como as de tamanho para recém-nascidos. Quando ela tiver por volta de 1 ano e meio, é melhor pensar em fazer a criança parar de vez.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas